O Sétimo Selo - Ingmar Bergman + Max von Sydow
O Sétimo Selo - Ingmar Bergman
Postado em 14/11/2011
Det Sjunde Inseglet - Suécia - 1956
Direção - Ingmar Bergman
Roteiro - Ingmar Bergman
Gênero - drama
Duração - 100 minutos
Elenco - Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Bibi Andersson.
Sinopse - Após dez anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.
Curiosidades - O Sétimo Selo é o primeiro de uma série de dez filmes em que o ator Max Von Sydow trabalhou com o diretor Ingmar Bergman.
- Este é o 10º de 13 filmes em que o diretor Ingmar Bergman e a atriz Bibi Andersson trabalharam juntos.
- O Sétimo Selo é uma referência ao capítulo 8 do Livro das Revelações.
- Quando escreveu o roteiro, Bergman vinha passando por um período de depressão causada por uma crise de fé e pelo medo da morte.
"Você nunca pára de questionar?"
Comentário - Um filme belíssimo de Bergman, que reflete sobre a vida, a morte, o amor, a fé, religião e a arte. Todas essas questões que envolvem nossas vidas, é tratada com elegância e sensibilidade. A cena em que o cavaleiro e a morte jogam xadrez, é um ícone do cinema, uma das mais famosas cenas e foi imitado e referenciado em muitos outros filmes.
Nota - 10
Max von Sydow
Filho de um professor universitário, cruzou a linha divisória existente entre as produções européias de renome e os filmes convencionais de Hollywood. Estudou na Escola Real de Artes Dramáticas de Estocolmo e estreou no cinema em "Only a Mother"(49). Uma aclamada carreira nos palcos suecos foi seguida de um feliz encontro com o diretor Ingmar Bergman, o qual resultou em clássicos como "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres" ambos de 1957.
Alto,loiro e lúgubre, ele era perfeito para os filmes sombrios, mediativos e psicologicamente intensos de Bergman. Sua produção foi fértil, com destaques como "O Rosto"(58); "A Fonte da Donzela"(60); "Através de um Espelho"(61); "Luz de Inverno"(63); "A Hora do Lobo"(68); "Vergonha"(68); "A Paixão de Anna"(69); "O Exorcista"(73); "Os Três Dias de Condor"(75); "O Deserto dos Tártaros"(76); "Flash Gordon"(80); "Fuga Para a Vitória"(81); "Conan, o Bárbaro"(83); "Hannah e Suas Irmãs"(86); "Pelle, o Conquistador"(88); "Tempo de Despertar"(90); "Amor Além da Vida"(98); "Neve Sobre os Cedros"(99); "O Escafandro e a Borboleta"(07); "Ilha do Medo"(10), "Robin Hood"(10), "Tão Forte e Tão Perto"(11) e "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" (15).
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