O Poderoso Chefão - Trilogia - Francis Ford Coppola

Trilogia - O Poderoso Chefão - Francis Ford Coppola


Postado em 30/10/2011 


O Poderoso Chefão


                             

The Godfather  -  EUA  - 1972

Direção - Francis Ford Coppola

Roteiro - Mario Puzo (romance e roteiro), Francis Ford Coppola (roteiro).

Gênero - drama - policial

Duração - 175 minutos

Elenco - Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, John Cazale, Talia Shire, Diane Keaton.

Sinopse - Don Vito Corleone é o chefe de uma "família" de Nova York que está feliz, pois Connie, sua filha, se casou com Carlo. Porém, durante a festa, Bonasera é visto no escritório de Don Corleone pedindo "justiça", contra membros de uma quadrilha, que espancaram barbaramente sua filha por ela ter se recusado a fazer sexo para preservar a honra. Vito discute, mas os argumentos de Bonasera o sensibilizam e ele promete que os homens, que maltrataram a filha de Bonasera não serão mortos, pois ela também não foi, mas serão severamente castigados. Do lado de fora, no meio da festa, está o terceiro filho de Vito, Michael, um capitão da marinha que há pouco voltou da 2ª Guerra Mundial. Universitário educado, e perceptivo, ele quase não é notado pela maioria dos presentes, com exceção de uma namorada da faculdade, Kay Adams. Em contrapartida há alguém que é bem notado, Johnny Fontane, um cantor de baladas românticas que provoca gritos entre as jovens que beiram a histeria. Don Corleone já o tinha ajudado, quando Johnny ainda estava em começo de carreira. Agora, no meio da alegria da festa, Johnny quer falar algo sério com Vito, pois precisa conseguir o principal papel em um filme para levantar sua carreira, mas o chefe do estúdio, nem pensa em contratá-lo. Nervoso, Johnny começa a chorar e Vito, irritado, o esbofeteia, mas promete que ele conseguirá o almejado papel. Enquanto a festa continua acontecendo, Don Corleone comunica a Tom Hagen, seu filho adotivo, que Carlo terá um emprego mas nada muito importante, e que os "negócios" não devem ser discutidos na sua frente. Os verdadeiros problemas começam para Vito quando Sollozzo , um gângster que tem apoio de uma família rival, conta para a família que ele pretende estabelecer um grande esquema de vendas de narcóticos em Nova York, mas exige permissão e proteção política de Vito para agir. Don Corleone odeia esta idéia, pois está satisfeito em operar com jogo, mulheres e proteção, mas isto será apenas a ponta do iceberg de uma mortal luta entre as "famílias".

Curiosidades  - Oscar de melhor filme.
                     - Marlon Brando, que ganhou o Oscar por sua interpretação como Don Vito Corleone, se recusou a receber sua estatueta em protesto pela discriminação feita pelo governo e por Hollywood aos índios americanos. Além de não comparecer cerimônia de premiação, Brando enviou em seu lugar uma atriz que se fez passar por uma índia americana.

                     - Durante a cena em que Johnny (James Caan) e Carlo (Gianni Russo) brigam, Caan realmente quebrou algumas costelas de Russo.

                      - Francis Ford Coppola e Mario Puzo, autores do roteiro do filme, evitaram a todo custo utilizar a palavra "máfia" nos diálogos dos personagens.

                      - A presença de laranjas nos três filmes da série "O Poderoso Chefão" sempre indicava que alguém ia morrer ou que iria ocorrer algum atentado.


                                                                                                  "Vou fazer-lhe uma oferta que não poderá recusar."


                                                                                                     


 


O Podero Chefão -  Parte 2



The Godfather part ll  -  EUA  -  1974

Direção - Francis Ford Coppola

Roteiro - Mario Puzo (romance e roteiro), Francis Ford Coppola (roteiro).

Gênero - drama - policial

Duração - 200 minutos

Elenco - Al PacinoRobert De NiroDiane KeatonRobert Duvall, John Cazale, Talia Shire, James Caan.

Sinopse - Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida para manter sua esposa e filhos. Ele mata Black Hand Fanucci, que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci o poderio de Vito cresce muito, mas sua família é o que mais importa para ele. Um legado de família que vai até os enormes negócios que nos anos 50' são controlados pelo caçula, Michael Corleone. Agora baseado em Lago Tahoe, Michael planeja fazer por qualquer meio necessário incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth estão tentando matá-lo. Crescentemente paranóico, Michael também descobre que sua ambição acabou com seu casamento com Kay e até mesmo seu irmão Fredo o traiu. Escapando de uma acusação federal, Michael concentra sua atenção para lidar com os seus inimigos.

Curiosidades   - Oscar de melhor filme.
                      - "O Poderoso Chefão 2" foi a 1ª sequência a ganhar o Oscar de Melhor Filme.
                      -  Para se preparar para o papel, Robert De Niro viveu durante certo período na Sicília. Ele faz parte do grupo de atores que ganhou um Oscar falando a maior parte de seus diálogos numa língua diferente da inglesa (os demais foram Sophia Loren, Roberto Benigni e Marion Cotillard).

                                                                             "Mantenha os seus amigos por perto, mas os seus inimigos ainda mais perto."


                                                                                                  


O Poderoso Chefão - Parte 3


                             

The Godfather part lll  -  EUA  -  1990

Direção - Francis Ford Coppola

Roteiro - Mario Puzo, Francis Ford Coppola.

Gênero - drama - policial

Duração - 172 minutos

Elenco - Al PacinoDiane KeatonTalia ShireAndy Garcia, Bridget Fonda, Sofia Coppola.

Sinopse - Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone, após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary, sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe "Vinnie" Mancini, seu sobrinho, que a pedido de Connie é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa, que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.

                                                                                              "Todo o poder do mundo não pode mudar o destino."


                                                                                                         

 


Comentário - "O Poderoso Chefão" é uma mistura do cinema comercial de Hollywood e o cinema de arte europeu. Tecnicamente brilhante, um roteiro excelente baseado na obra de Mario Puzo, uma fotografia chiaroscuro com tons dourados de Gordon Willis, a marcante trilha sonora de Nino Rota a direção impecável de Coppola e um elenco de primeira grandeza com destaque para Marlon Brando como Vito Corleone que criou um ícone de voz gutural e gestos papais. Além de Brando; Al Pacino, Robert DeNiro, James Caan, Diane Keaton, John Cazale garantem a grandeza do elenco. Com cenas inesquecíveis e frases marcantes, o filme é um épico sobre gangsters. No primeiro filme vemos o auge de Vito Corleone e a ascensão de seu filho Michael. No segundo filme, o filme mostra a chegada de Vito Corleone à América e a ascensão da máfia, ao mesmo tempo que mostra Michael conduzindo com mão de ferro os negócios da "família". No terceiro filme, a qualidade cai mas mesmo assim fecha a trilogia de maneira convincente ao mostrar os dramas familiares dos Corleone e o envolvimento de Michael com o Vaticano. Uma grande obra que retrata as condições humanas por meio das relações de poder na família, no crime e nos negócios. Não é por acaso que "O Poderoso Chefão" é considerado por muitos como o melhor filme já realizado na sétima arte.

Nota - 10




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks