O Pântano - Lucrecia Martel + Biografia

O Pântano - Lucrecia Martel 


Postado em 24/3/2012 




La Ciénaga  -  Argentina/Espanha/França  -  2001

Direção - Lucrecia Martel

Roteiro - Lucrecia Martel

Gênero - drama

Duração - 103 minutos

Elenco - Mercedes Morán, Graciela Borges, Martin Adjemián, Leonora Balcarce.

Sinopse - A cidade de La Cienaga é conhecida pelas extensões de terra que se alagam com as chuvas repentinas e fortes, formando pântanos que são armadilhas mortais para os animais da região. Perto da cidade fica o povoado de Rey Muerto, em que está localizado o sítio La Mandrágora, onde são cultivados pimentões vermelhos. Para ele vão duas famílias, lideradas por Mecha e Tali. Mecha é uma mulher em torno de 50 anos, que tem 4 filhos e um marido que procura ignorar bebendo cada vez mais. Já Tali é prima de Mecha e também tem 4 filhos, sendo que ama seu marido e sua família. Em meio a um verão infernal, as duas famílias entram em conflito quando a tensão entre elas aumenta.

Curiosidades  - Filme de estréia da diretora Lucrecia Martel.
                     - Ganhou 4 prêmios no Festival de Havana, nas seguintes categorias: Grand Coral, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Graciela Borges) e Melhor Som.

Comentário - O filme se passa em um ambiente estressante com copos se quebrando, zunidos e latidos com os personagens acomodados com seus sofrimentos. Lucrécia Martel nos mostra um retrato dos relacionamentos familiares e suas dissoluções e o sentimento de culpa originado pela educação católica. Um filme tenso e reflexivo.

Nota - 8



                                                                                             





Lucrecia Martel



Lucrecia Martel -  Salta, Argentina - 14 de dezembro de 1966.

Durante a adolescência gostava de filmar a sua numerosa família, mas nunca pensou que poderia chegar a estudar cinema. Em 1986 mudou-se para Buenos Aires para cursar a faculdade de Ciências da Comunicação. Realizou alguns curtas, entre eles "Rey Muerto" (1995), que recebeu vários prêmios em festivais internacionais.
Nos anos seguintes fez alguns documentários para a televisão e um programa infantil de humor negro, que recebeu prêmios da crítica argentina. Em 1999 recebeu o Sundance/NHK Filmaker Award pelo roteiro de "O Pântano". Já como uma diretora consagrada, em 2004, participou da Mostra Oficial do Festival de Cannes com seu segundo longa-metragem, "A Menina Santa". Em 2008 filmou "A Mulher Sem Cabeça", e em 2017, "Zama".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks