O Mágico de Oz - Victor Fleming, Richard Thorpe, King Vidor

O Mágico de Oz - Victor Fleming, Richard Thorpe, King Vidor


Postado em 24/2/2012 

                             


The Wizard of Oz  -  EUA  -  1939

Direção -  Victor Fleming, Richard Thorpe, King Vidor.

Roteiro - L. Frank Baum (livro), Noel Langley (roteiro e adaptação), Florence Ryerson e Edgar Allan Wollf (roteiro), Irving Brecher (contribuição).

Gênero - musical - infantil

Duração - 101 minutos

Elenco - Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr.

Sinopse - Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.

Curiosidades   - "O Mágico de Oz"teve 4 diretores. Richard Thorpe iniciou as filmagens e rodou por várias semanas até ser demitido pelos produtores, que consideraram seu trabalho insatisfatório. Nenhuma das cenas rodadas por Thorpe foi incluída na versão final do filme. Ainda em busca de um diretor substituto, os produtores contrataram George Cukor como diretor temporário. Victor Fleming assumiu a direção logo em seguida, mas teve que abandoná-la após ser contratado para dirigir "...E o Vento Levou". Após a saída de Fleming, King Vidor foi contratado para rodar as sequências restantes. Vidor basicamente apenas rodou as cenas em preto e branco, situadas em Kansas.
                     - Inicialmente seria a atriz Gale Sondergaard quem interpretaria a Bruxa Má do Oeste, fazendo uma personagem glamourosa e sedutora como a bruxa má de "Branca de Neve e os 7 Anões" (1937). Posteriormente os produtores decidiram que a Bruxa Má do Oeste, assim como a grande maioria das bruxas, teria que ser também feia. Foi quando a atriz desistiu da personagem, por não concordar em aparecer feia no filme.
                      - Os produtores chegaram a cogitar a possibilidade de usar um leão de verdade no filme, com sua voz sendo dublada por um ator contratado.
                      - A cada um dos munchkins que aparecem no filme foi pago US$ 50 por semana, enquanto que ao dono do cachorro Totó foi pago US$ 125 por semana.
                      - A maquiagem usada por Bert Lahr para compôr o Leão o impossibilitava de comer objetos sólidos, sob o risco dela ser desfeita. Isto fez com que o ator apenas se alimentasse de sopas e milk-shakes durante boa parte das filmagens.
                      - A atriz Margaret Hamilton, intérprete da Bruxa Má do Oeste, teve que ficar afastada dos sets de filmagens por mais de um mês, após ter se queimado seriamente ao rodar a cena do desaparecimento de sua personagem da terra dos munchkins.
                      - A estrada de tijolos amarelos inicialmente seria verde. A mudança de cor aconteceu após uma das paralisações nas filmagens, quando ficou definido que a cor amarela seria a melhor a ser usada em um filme feito com Technicolor.
                      - O papel de Dorothy era para ser de Shirley Temple, mas a Foz não quis liberá-la e a personagem acabou com Judy Garland, à época com 16 anos, sendo obrigada a enfaixar os seios para não ficarem visíveis demais.

                                                           "Corações nunca vão ser práticos até serem feitos de material inquebrável."


Comentário - Uma das maiores fábulas infantis já filmada, "O Mágico de Oz" é repleto de itens inesquecíveis, sua direção de arte colorida e bela; canções magníficas, com destaque para "Somewhere Over the Rainbow"; roteiro excelente; e personagens cativantes como o Espantalho que precisa de um cérebro, o Leão Covarde que necessita de coragem e o Homem de Lata que deseja um coração. A mensagem final também é marcante, mostrando que muitas vezes aquilo que buscamos já está dentro de nós.

Nota - 9



                                                                                        




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks