O Leopardo - Luchino Visconti + Burt Lancaster

O Leopardo - Luchino Visconti


Postado em 2/12/2011 



IL Gattopardo  -  Itália/França  -  1963

Direção - Luchino Visconti

Roteiro - Giuseppe Tomasi Di Lampedusa (romance), Luchino Visconti, Suso Cecchi D´Amico, Pasquale Festa Campanile, Enrico Medioli, Massimo Franciosa (adaptação e roteiro).

Gênero - drama

Duração - 183 minutos

Elenco - Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon, Paolo Stoppa, Terence Hill, Giuliano Gemma.

Sinopse -  Don Frabrizio Salina, um refinado príncipe siciliano, testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia durante a unificação italiana, em 1860. O poder da nova classe social é representado por Don Calogero, que casará sua linda filha Angelica com Tancredi, sobrinho de Salina.

Curiosidades  - Palma de Ouro no Festival de Cannes.
                     - O diretor Luchino Visconti queria que Laurence Olivier interpretasse o príncipe Don Fabrizio Salina, mas os produtores insistiram que o personagem fosse interpretado por um astro de Hollywood, visando um maior retorno de bilheteria.
                     - Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Luchino Visconti e o ator Burt Lancaster trabalharam juntos. O posterior foi "Violência e Paixão" (1974).
                     - Este é o 2º filme em que o diretor Luchino Visconti e o ator Alain Delon trabalharam juntos. O anterior foi "Rocco e Seus Irmãos" (1960).
                     - Este é o 2º de 4 filmes em que o diretor Luchino Visconti e a atriz Claudia Cardinale trabalharam juntos. Os demais foram "Rocco e Seus Irmãos" (1960), "Vagas Estrelas da Ursa" (1965) e "Violência e Paixão" (1974).
                      - Este é o 2º de 3 filmes em que Alain Delon e Claudia Cardinale atuaram juntos. Os demais foram "Rocco e Seus Irmãos" (1960) e "A Patrulha da Esperança" (1966).

                                                                 "Se queremos que as coisas continuem como estão, elas precisam mudar."



Comentário - Um grande épico que retrata a sociedade italiana da metade do século XIX. Com magistral fotografia, figurinos e trilha-sonora de Nino Rota. Ainda tem as impecáveis atuações de Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale.

Nota - 9,5
                            









Burt Lancaster


  Burton Stephen Lancaster   -  Nova York, 2 de novembro de 1913 – Los Angeles, 20 de outubro de 1994.

Criado no Harlem, ganhou uma bolsa de estudos como esportista para a Universidade de Nova York para jogar basquete. Mais tarde, formou uma dupla acrobática com Nick Cravat, apresentando-se em circos. Após servir na II Guerra Mundial, fez um teste para um papel na Broadway, estrelando a peça "The Sound of Hunting", que o levou a ser convidado para participar do filme de suspense noir de Robert Siodmark, "Os Assassinos"(46). Sua figura marcava presença e fez dez filmes antes do final da década. Em 1948, criou a companhia de produção Hecht-Lancaster com Harold Hecht. Em 1950 atuou em "O Gavião e a Flecha" e posteriormente em seus maiores sucessos como: "A Um Passo da Eternidade"(53); "Vera Cruz"(54); "Trapézio"(56); "Sem Lei, Sem Alma"(57); "Julgamento em Nuremberg"(61) e "Entre Deus e o Pecado"(60), pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator, além de "O Homem de Alcatraz"(62). Entre os filmes rodados na Europa, os melhores são "A Rosa Tatuada"(55); "O Leopardo"(63), de Luchino Visconti e "1900"(78) de Bernardo Bertolucci. O último grande filme de sua carreira foi "Atlantic City"(80) de Louis Malle. Continuou atuando até 1990, quando sofreu um derrame. Em sua filmografia, destacam-se ainda filmes como: "Baixeza"(49); "A Embriaguez do Sucesso"(57); "O Passado Não Perdoa"(60); "Os Profissionais"(66); "Aeroporto"(70); "Violência e Paixão"(74) e "O Campo dos Sonhos"(89).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks