O Jovem Frankenstein - Mel Brooks + Biografia
O Jovem Frankenstein - Mel Brooks
Postado em 16/2/2012
Young Frankenstein - EUA - 1974
Direção - Mel Brooks
Roteiro - Mary Shelley (romance), Gene Wilder e Mel Brooks (roteiro e estória).
Gênero - comédia - terror
Duração - 106 minutos
Elenco - Gene Wilder, Peter Boyle, Marty Feldman, Madeleine Kahn, Teri Garr, Gene Hackman.
Sinopse - Um jovem neuro-cirurgião herda o castelo de seu avô, o famoso Dr. Victor von Frankenstein. Ele acredita que o trabalho de seu avô era pura bobagem, até descobrir em um de seus livros antigos um trabalho sobre reanimação de órgãos, então ele muda radicalmente de opinião.
Curiosidades - "O Jovem Frankenstein" foi rodado no mesmo castelo que "Frankenstein"(31).
- Este é o 3º filme em que o diretor Mel Brooks e o ator Gene Wilder trabalharam juntos. Os demais foram "Primavera para Hitler" (1968) e "Banzé no Oeste" (1974).
- Durante as filmagens o elenco e a equipe técnica se divertiram tanto que Mel Brooks inseriu mais cenas no roteiro, apenas para que eles continuassem filmando.
- A primeira versão do filme tinha o dobro de sua duração final. Após uma grande maratona na mesa de edição chegou-se à versão atual, considerada tanto por Gene Wilder quanto por Mel Brooks bastante superior à primeira versão do filme.
- Logo no início do filme o relógio toca 13 vezes.
- O uivo de um lobo que é ouvido do lado de fora do castelo foi feito pelo próprio diretor Mel Brooks.
Comentário - Uma divertida comédia com um excelente roteiro e momentos hilários. A produção de arte é muito caprichada, mantendo o clima do filme original de Franskenstein, inclusive com o uso do castelo e equipamentos do filme de 1933. O elenco deixa explícito que se divertiam durante as filmagens tamanha a espontaneidade das atuações. Uma homenagem e ao mesmo tempo uma divertida paródia de um dos maiores clássicos do terror.
Nota - 9
Mel Brooks
É um dos mais corrosivos autores do cinema americano. Em "Primavera Para Hitler"(68), seu primeiro filme, satirizou as produções da Broadway. Em "O Jovem Frankenstein" e "Banzé no Oeste", ambos de 1974, zombou da indústria cinematográfica e de quebra dos valores da sociedade americana. Em "A Última Loucura de Mel Brooks"(76) fez uma referência aos pioneiros da comédia pastelão e em "Alta Ansiedade"(77) fez uma paródia dos clássicos de Alfred Hitchcock. Dirigiu ainda "A História do Mundo - Parte I" (81), "Tem um Louco Solto no Espaço"(87) e "Que Droga de Vida"(91). Seu trabalho como produtor também foi significativo, desde "O Homem Elefante"(80) até "A Mosca"(86).
Em 1993, realizou "A Louca, Louca História de Robin Hood", uma sátira a todas as versões anteriores de Robin Hood. "Drácula - Morto Mas Feliz"(95) é seu filme mais recente.
Comentários
Postar um comentário