O Intendente Sanshô - Kenji Mizoguchi + Biografia
O Intendente Sanshô - Kenji Mizoguchi
Postado em 4/12/2011
Sanshô Dayû - Japão - 1954
Direção - Kenji Mizoguchi
Roteiro - Ogai Mori (estória), Fuji Yahiro, Yoshikata Yoda (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 124 minutos
Elenco - Kinuyo Tanaka, Kioko Kagawa, Yoshiaki Hanayagi, Eitarô Shindô.
Sinopse - Tamaki viaja com Zushio e Anju, seu casal de filhos. No caminho, ela é enganada e é levada para a ilha Sado, e vê seus filhos serem vendidos como escravos. Dez anos depois, Zushio e Anju sabem da história de uma mulher em Sado famosa por cantar uma triste canção por eles. Os irmãos então fazem de tudo para reencontrar sua mãe.
"Sem compaixão, um homem deixa de ser humano."
Comentário - Com planos longos e complexamente encenados, Mizoguchi realizou uma das obras mais emocionais e filosóficas do cinema. A violência, traição e crueldade é inerente na estória de Mizoguchi, porém o amor sobrevive aos obstáculos e isso está explícito na sequência final quando mãe e filho se abraçam aos prantos.
Nota - 10
Kenji Mizoguchi
Apesar de sua infância pobre em Tóquio e adolescência instável (saiu da escola aos 13 anos e sua mão faleceu quando ele tinha 17 anos), formou-se como artista e designer de jornal e montou um grupo de teatro. Foi ator em poucos filmes antes de tornar-se diretor assistente e depois diretor, em 1922. Seu trabalho é considerado entre os mais poéticos e expressivos da história do cinema, Sua visão humanista do rude Japão feudal foca, sobretudo, o sofrimento feminino. Usa plano longos e curtos, e movimentos suaves de câmera, evitando com elegância os cortes por meio de dissoluções e poucos closes. De seus mais de 80 filmes só cerca de 12 foram exibidos no Ocidente, mesmo assim o puseram entre os grandes diretores de todos os tempos. Seus filmes mais conhecidos são: "A Vida de Uma Cortesã"(52), "O Intendente Sanshô"(54) e "Contos da Lua Vaga"(53), histórias tocantes com imagens inesquecíveis.
Comentários
Postar um comentário