O Grande Lebowski - Joel Coen & Ethan Coen + Jeff Bridges
O Grande Lebowski - Joel Coen & Ethan Coen
Postado em 24/3/2012
The Big Lebowski - EUA/Reino Unido - 1998
Direção - Joel Coen e Ethan Coen
Roteiro - Joel Coen e Ethan Coen
Gênero - comédia - policial
Duração - 117 minutos
Elenco - Jeff Bridges, Julianne Moore, John Goodman, Steve Buscemi, John Turturro, Philip Seymour Hoffman, Sam Elliott.
Sinopse - Venice, Califórnia. Jeffrey Lebowski é um desempregado convicto, que vive no ócio e chama a si mesmo de "the Dude". Quando não está sozinho no apartamento, ouvindo canções do Creedence ou usando drogas, está jogando boliche junto com os amigos Walter Sobchak, neurótico por armas, e Donny, um grande jogador que ninguém deixa falar. Um dia alguns desconhecidos invadem o apartamento de Lebowski, cobrando o dinheiro devido por Bunny, sua suposta esposa. "Dude" tenta desfazer o mal entendido, mas um deles se vinga urinando no tapete. Logo em seguida "Dude" descobre que eles estavam atrás de outro Lebowski, um milionário. Irritado com o que aconteceu, já que gostava muito do tapete, "Dude" vai até seu homônimo exigir uma compensação. Sem conseguir nada, ele resolve roubar um dos valiosos tapetes da mansão. Tempos depois, Lebowski pede que "Dude" o ajude a entregar a quantia pedida pelo resgate de Bunny. É quando Walter elabora um plano para desmascarar os sequestradores e ainda ficar com o dinheiro.
Curiosidades - O roteiro foi escrito pelos irmãos Coen com Jeff Bridges, John Goodman, Steve Buscemi e Sam Elliott em mente.
- Este é o 1º de dois filmes em que os irmãos Coen e Jeff Bridges trabalharam juntos. O posterior foi "Bravura Indômita" (2010).
- Este é o 3º de quatro filmes em que os irmãos Coen e John Turturro trabalharam juntos. Os demais foram "Ajuste Final" (1990), "Barton Fink - Delírios de Hollywood" (1991) e "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" (2000).
- Este é o 4º de cinco filmes em que os irmãos Coen e John Goodman trabalharam juntos. Os demais foram "Arizona Nunca Mais" (1987), "Barton Fink - Delírios de Hollywood" (1991), "Na Roda da Fortuna" (1994) e "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" (2000).
- Este é o 5º filme em que os irmãos Coen e Steve Buscemi trabalharam juntos. Os demais foram "Ajuste Final"(1990), "Barton Fink - Delírios de Hollywood" (1991), "Na Roda da Fortuna" (1994) e "Fargo" (1996). - Charlize Theron esteve cotada para interpretar a personagem Bunny.
- O personagem de Jeff Bridges foi baseado em Jeff Dowd, que ajudou os irmãos Coen a obter o seguro de distribuição de seu primeiro filme, "Gosto de Sangue" (1984).
- Várias das roupas usadas por Jeff Bridges em cena são suas.
- O diretor John Milius serviu de inspiração para o personagem Walter. Milius é conhecido por sua obsessão por armas e artefatos militares.
- A banda fictícia Autobahn é uma paródia à banda Kraftwerk, que possui uma música com este nome. Além disto, a arte visual de seu disco é parecida com a de "Man-Machine", do Kraftwerk.
- Flea, vocalista da banda Red Hot Chilli Peppers, faz uma participação como um dos integrantes da banda Autobahn.
- Asia Carrera, a garota que aparece junto aos personagens Bunny Lebowski e o niilista no filme pornô que Maude mostra ao Dude, é uma atriz pornô de verdade.
- A palavra "dude" é dita 161 vezes ao longo do filme.
- A palavra "fuck" e suas variações são ditas 292 vezes ao longo do filme.
- O personagem de Jeff Bridges diz "man" 147 vezes ao longo do filme. Trata-se de uma média de 1,5 a cada minuto do longa-metragem.
- O personagem de Jeff Bridges toma nove drinks White Russian ao longo do filme.
"Vamos jogar boliche."
Comentário - Recheado de humor-negro e diálogos surreais, com personagens divertidos e interpretados por atores talentosos e uma trama absurda. Tudo isso faz de "O Grande Lebowski" uma das comédias mais divertidas da década de 90. Jeff Bridges esbanja carisma interpretando um dos personagens mais cool do cinema.
Nota - 8,5
Jeff Bridges
Começou se destacando como um policial em 1969, com "Silent Night, Lonely Night". Em 1971 surgiu a grande oportunidade para Jeff viver o personagem Duanne em "A Última Sessão de Cinema", realizado pelo diretor Peter Bodganovich.
Nas década de 1970 e 80, foi o protagonista de aventuras como "King Kong", "Tron - Uma Odisséia Eletrônica" e "Starman - O homem das estrelas". Na década de 80 Jeff passou a atuar em filmes mais ambiciosos como "O Fio da Suspeita", com Glenn Close, "A Manhã Seguinte", com Jane Fonda, e "Tucker - Um Homem e seu Sonho", de Francis Ford Coppola. Mais tarde, obteve êxito fazendo parceria com o irmão Beau em "Susie e os Baker Boys", ao lado de Michelle Pfeiffer. Jeff é capaz de aparecer sem o menor glamour em filmes como "O Pescador de Ilusões" e "O Grande Lebowski", e extremamente bem vestido em "O Espelho tem duas Faces", ao lado de Barbra Streisand.
Foi indicado três vezes ao Oscar de melhor ator coadjuvante: em 1971, por "A Última Sessão de Cinema", em 1974, por "O Último Golpe" e em 2001, por "A Conspiração". Apesar de ter tido essas nomeações, somente em 2010 Bridges conseguiria alcançar o almejado prêmio com o filme "Coração Louco" de Scott Cooper, no qual desempenha o papel de um cantor com problemas alcoólicos que já foi uma estrela da música country e que tenta recomeçar a vida; para além de ter ganho o Oscar de Melhor Ator, venceu um Globo de Ouro de Melhor Ator (filme dramático). Em 2011, Jeff Bridges recebeu sua terceira indicação ao Oscar de melhor ator pelo trabalho que fez em "Bravura Indômita", no papel do xerife beberrão Rooster Cogburn no western ambientado na era pós-Guerra Civil Americana. Sua quarta indicação ao Oscar veio em 2016 em "A Qualquer Custo".
Comentários
Postar um comentário