O Dia Em Que a Terra Parou - Robert Wise + Robôs do Cinema

O Dia Em Que a Terra Parou - Robert Wise 


Postado em 6/11/2011 




The Day the Earth Stood Still  -  EUA  - 1951

Direção - Robert Wise

Roteiro - Harry Bates, Edmund H. North.

Gênero - ficção científica - suspense

Duração - 92 minutos

Elenco - Michael Rennie, Patricia Neal, Hugh Marlowe, Sam Jaffe.

Sinopse - O alienígena Klaatu viaja, juntamente do robô Gort, por 200 milhões de milhas para chegar à Terra e mandar uma mensagem a todos os seus representantes: se continuarem constituindo uma ameaça a outros planetas, todo o planeta deve ser exterminado! Porém, assim que chega à Terra – mais precisamente em Washington – as pessoas não parecem querer ouví-lo, e fazem de sua presença uma grande ameaça. Acuado, Klaatu vai conviver por um tempo com uma típica família de classe média, para decidir se vale a pena ou não tentar realmente salvar nosso planeta da destruição.

Curiosidades   - O diretor Robert Wise interessou-se pelo filme por acreditar em alienígenas e pelo lado anti-belicista da história.
                      - Um dos motivos que fizeram com que Michael Rennie interpretasse Klaatu era o fato de ser relativamente desconhecido pelo público americano, o que facilitava que fosse identificado como um alienígena.
                      - O personagem Gort foi interpretado por Lock Martin, o porteiro do Grauman's Chinese Theater, devido à sua altura. Entretanto ele teve dificuldades com o pesado traje do personagem, assim como não conseguia segurar a atriz Patricia Neal nos braços. Além disto Martin apenas conseguia permanecer usando o traje de Gort em torno de meia hora.
                      - Harry Bates, autor de "Farewell to the Master", história na qual O Dia em que a Terra Parou é baseada, recebeu apenas US$ 500 da 20th Century Fox pelos seus direitos de adaptação ao cinema.
                      - O exército norte-americano se recusou a cooperar com as filmagens, após ler o roteiro.
                      -  Nenhum dos atores do elenco principal esteve em Washington durante as filmagens. As cenas no cemitério Arlington e no Lincoln Memorial foram gravadas pela segunda unidade de direção, com os atores gravando com tais cenas sendo exibidas ao fundo.
                      - A nave espacial foi construída com madeira, arame e gesso.
                      - Para transmitir a sensação de veracidade vários jornalistas de renome da época foram contratados para aparecerem em pontas, como eles próprios.
                      - O então desconhecido, James Dean, faz uma ponta como um dos soldados do exército.
                      - Refilmado como "O Dia em que a Terra Parou" (2008).

                                                                                                      "Klaatu barada nikto"

 

Comentário - Numa época que a guerra-fria vivia seu auge, "O Dia Em Que a Terra Parou" mandou seu recado anti-bélico onde os pacifistas são os alienígenas que pousam na terra pedindo o fim das guerras. Destaque para a trilha-sonora de Bernard Herrmann e a ótima atuação de Patricia Neal. Um filme onde os malvados são os terráqueos, imperdível para os fãs de ficção-científica.

Nota - 9



                           





Robôs do Cinema








 Gort - O robô poderoso que só pode ser detido com a frase "klaatu barada nikto" em "O Dia em Que a Terra Parou"(51).


 Hal 9000 - Um computador com avançada inteligência artificial, instalado a bordo da nave espacial Discovery e responsável por todo seu funcionamento. No filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço"(68), é representado por câmeras distribuídas através da nave, sendo sua voz dublada pelo ator canadense Douglas Rain.

 C3-PO  e R2-D2 - esta dupla inseparável estão presentes nos seis capitulos da saga "Guerra nas Estrelas". R2-D2 foi interpretado por Kenneth Baker, um ator de 1m12, enquanto C3-PO foi interpretado por Anthony Daniels e sua roupa era tão rigida que para o ator se sentar, tinha que ser desmontada.









 Wall-E - "Wall-E"(08) é história de um robô chamado WALL·E, que foi criado para limpar uma Terra coberta por lixo em um futuro distante. Ele se apaixona por um outro robô chamado EVA, e a segue para o espaço em uma aventura que irá mudar seu destino e o destino da humanidade.

 Robby - Esse prestativo robô estreou no cinema no filme "O Planeta Proibido"(56), depois participou de vários filmes e seriados, inclusive uma participação em "Perdidos no Espaço" onde encontra o robô mais famoso da televisão.








Andrew - Robin Willians é um robô que com o passar do tempo vai adquirindo cada vez mais caracteristicas humanas, em "O Homem Bicentenário"(99).









 Maria - O primeiro robô de destaque no cinema, é um clone de uma mulher que é a lider dos trabalhadores revolucionários de "Metrópolis"(27).

 David - Haley Joel Osment é um menino-robô  criado para ter sentimentos e amor eterno pela "mãe humana", uma triste história de rejeição em "A.I. - Inteligência Artificial"(01).

 Terminator - Um ciborgue que viaja no tempo para assassinar a mãe de um futuro lider do humanos em "O Exterminador do Futuro"(84), na sequência de 1991, ele muda de lado e defende o garoto contra T-1000.










 Robocop - Parte humano, parte máquina, foi criado para combater o crime num mundo dominado pela corrupção em "Robocop - O Policial do Futuro"(87). Tornou-se referência pop com varias sequências, desenho animado e uma refilmagem dirigida por José Padilha.











 Roy Batty - Em "Blade Runner"(82), é o lider dos replicantes, seres cibernéticos. Roy desenvolveu sentimentos, vontades e um grande senso filosófico.











 Robôs - Nessa animação de 2005, em Robotrópolis varios robôs lutam contra o maldoso Dom Aço, numa luta de classes ao estilo "Metrópolis"



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks