O Desprezo - Jean-Luc Godard + Brigitte Bardot
O Desprezo - Jean-Luc Godard
Postado em 5/11/2011
Le Mépris - França/Itália - 1963
Direção - Jean-Luc Godard
Roteiro - Jean-Luc Godard (roteiro), Alberto Moravia (romance).
Gênero - drama
Duração - 106 minutos
Elenco - Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Fritz Lang, Giorgia Moll.
Sinopse - Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.
Curiosidades - Fritz Lang faz sua última aparição pública no filme.
- As cenas externas foram filmadas na Ilha de Capri.
Comentário - Um filme elegante e inteligente, recheado de referências cinematográficas a Chaplin, Hawks, Griffith e outros. O filme mostra paralelamente uma história sobre o cinema e um casamento e suas crises. Para completar, tem um final chocante e a bundinha de Bardot.
Nota - 9
Brigitte Bardot
Estimulada pela mãe, começou cedo a ter aulas de dança e balé. Mas sua beleza daria a ela chances como modelo e uma capa da revista Elle atraiu a atenção do diretor de cinema Roger Vadim, que abriu as portas cinema para ela. O primeiro grande sucesso de Bardot foi "E Deus Criou a Mulher"(1956), dirigido por Vadim e no qual ela aparece em uma de suas cenas mais icônicas: dançando mambo descalça durante quatro minutos. Nos anos seguintes, Bardot tornou-se um dos maiores sex simbols da década de 60, trocando de maridos e trabalhando com grandes cineastas, como Louis Malle e Jean-Luc Godard. Aposentou-se em 1973, passando a se dedicar a causas ambientais e humanitárias, mostrando que nunca fez o estilo "loira burra".
Principais filmes: "E Deus Criou a Mulher"(56); "A Verdade"(60); "O Desprezo"(63); "Viva Maria"(65); "Histórias Extraordinárias"(68); "Shalako"(68); "As Mulheres"(69) e "As Petroleiras"(71).
Comentários
Postar um comentário