O Bebê de Rosemary - Roman Polanski + Biografia
O Bebê de Rosemary - Roman Polanski
Postado em 14/11/2011
Rosemary`s Baby - EUA - 1968
Direção - Roman Polanski
Roteiro - Ira Levin (romance), Roman Polanski (roteiro).
Gênero - terror - suspense
Duração - 136 minutos
Elenco - Mia Farrow, Ralph Bellamy, Maurice Evans, John Cassavetes, Ruth Gordon.
Sinopse - Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.
Curiosidades - Para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de "The Satanic Bibles", que serviu como consultor nestas cenas.
- Foi durante as filmagens de "O Bebê de Rosemary" que a atriz Mia Farrow se divorciou de seu marido, o cantor Frank Sinatra. Dizem que umas das causas foram suas transformações fisicas para o filme.
- O apartamento onde foi rodado o filme fica no edifício Dakota, em Nova York, John Lennon foi assassinado na sua calçada.
Comentário - Sem apelar para sustos fáceis e gritarias, Polanski dirigiu com sutileza e primazia este terror psicológico em que progressivamente a tensão vai aumentando na tela. Tecnicamente excelente e com uma atuação visceral de Mia Farrow, uma das melhores atuações femininas do cinema, "O Bebê de Rosemary" é sem dúvidas um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.
Nota - 9,5
Roman Polanski
Tendo assistido à retirada de seus pais do gueto de Cracóvia para os campos de concentração ( sua mãe morreu em Auschwitz), fugiu e foi ferido por soldados alemães enquanto vagava pelos campos poloneses. Sua esposa Sharon Tate foi assassinada em 1969 pela família Manson e há quase 3 décadas ele fugiu dos EUA depois de ter sido acusado de estuprar uma menina de 13 anos na casa de Jack Nicholson. Não é surpresa que alienação, insegurança, obsessão e violência sejam temas dramáticos centrais de Polanski, freuqentemente envoltos por um clima absurdo e irônico. "A Faca na Água"(62), seu primeiro longa-metragem foi feito na Polônia e elogiado no mundo todo. Revisitou a Polônia no vencedor do Oscar "O Pianista"(2002). Muitos filmes seus não distinguem pesadelo e realidade, como afirma Mia Farrow em "O Bebê de Rosemary"(68) a respeito da idéia de ter sido fecundada pelo demônio, ou no colapso de Catherine Deneuve quando as paredes ganham vida em "Repulsa ao Sexo"(65). O sexo permeia seus filmes, seja por disputa "A Faca na Água", desgosto "Repulsa ao Sexo", humilhação "Armadilha do Destino"(65) ou incesto "Chinatown"(65). "Macbeth"(71) é a mais sangrenta adaptação de Shakespeare.
Filmografia:
A Faca na Água - 1962
Repulsa ao Sexo - 1965
Armadilha do Destino - 1965
A Dança dos Vampiros - 1967
O Bebê de Rosemary - 1968
Macbeth - 1971
Quê? - 1972
Chinatown - 1974
O Inquilino - 1976
Tess - 1979
Piratas - 1986
Busca Frenética - 1988
Lua de Fel - 1992
A Morte e a Donzela - 1994
O Último Portal - 1999
O Pianista - 2002
Oliver Twist - 2005
O Escritor Fantasma - 2010
Deus da Carnificina - 2011
Pele de Vênus - 2013
Baseado em Fatos Reais - 2017
O Oficial e o Espião - 2019
Comentários
Postar um comentário