Noites de Cabíria - Federico Fellini + Giulietta Masina + Nino Rota
Noites de Cabíria - Federico Fellini
Postado em 8/11/2011
La Notti di Cabiria - Itália - 1957
Direção - Federico Fellini
Roteiro - Maria Molinari (romance), Ennio Flaiano, Federico Fellini, Tullio Pinelli (história e roteiro), Pier Paolo Pasolini (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 117 minutos
Elenco - Giulietta Masina, Amedeo Nazari, François Périer, Aldo Silvani.
Sinopse - Cabíria é uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma, ingênua ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas, por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria?
Curiosidades - Oscar de melhor filme estrangeiro.
- Melhor atriz no Festival de Cannes.
- Refilmado como "Charity Meu Amor"(1969).
Comentário - Uma obra-prima de Fellini, Cabiria é uma das personagens mais carismáticas do cinema, ao mesmo tempo que causa ternura por sua bondade e inocência, Cabíria nos passa uma alegria e esperança devido ao seu estilo chapliniano. Um grande roteiro, soberba direção, emocinonante trilha-sonora de Nino Rota e uma atuação muito tocante de Giulietta Masina. A cena das lágrimas borrando o rosto de Cabíria, é a cena mais poética do cinema, que só Fellini poderia proporcionar.
Nota - 10
Giulietta Masina
Filha do violinista e professor de música Gaetano Masina e da maestrina Angela Flavia Pasqualin, passou boa parte de sua adolescência em Roma com uma tia viúva. Graduou-se em Letras e Filosofia na Universidade de Roma e durante os estudos cultivou a paixão pela atuação: desde 1941 participou em vários espetáculos de prosa, dança e música no teatro universitário.
Em 30 de outubro de 1943 casa-se com Federico Fellini, com quem estabelece uma intensa parceria artística e afetiva, das mais importantes do cenário artístico italiano.
Em 1946 estréia no cinema, com um brevíssimo papel na obra prima de Roberto Rossellini "Paisà". Dois anos mais tarde, obtém o primeiro importante papel no filme "Senza Pietà" de Alberto Lattuada.
Todavia, é com seu marido que a atriz alcança a fama internacional com o papel de Gelsomina no filme "Estrada da Vida" (1954). Em 1957 alcançou o ápice de sua carreira interpretando Cabiria no filme As Noites de Cabíria", que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Outros filmes : "Europa 51"(52); Julieta dos Espiritos(65); "Ginger e Fred"(85).
Nino Rota
Nino Rota é mais um caso de criança prodígio. Depois de iniciar seus estudos musicais na cidade em que nasceu, atravessou o Atlântico para terminá-los nos EUA, sob a supervisão dos mestres Fritz Reiner e Rosario Scalero. A partir da década de 40, ganhou importância no cinema compondo para 32 filmes. Trabalhou em todos os filmes de Fellini com destaque para "A Doce Vida"; "Amarcord"; "81/2" e "A Estrada". Entre seus notáveis trabalhos estão: "Romeu e Julieta" de Franco Zeffirelli; "O Leopardo" e Rocco e Seus Irmãos" de Luchino Visconti; e a Trilogia "O Poderoso Chefão" de Francis Ford Coppola.
Comentários
Postar um comentário