Morango e Chocolate - Tomás Gutiérrez Alea & Juan Carlos Tabío + Cinema Cubano
Morango e Chocolate - Tomás Gutiérrez Alea & Juan Carlos Tabío
Postado em 17/10/2011
Fresa y Chocolate - Cuba/Espanha/México - 1994
Direção - Tomás Gutiérrez Alea, Juan Carlos Tabío.
Roteiro - Senel Paz
Gênero - comédia - drama
Duração - 108 minutos
Elenco - Jorge Perugorria, Vladimir Cruz, Mirta Ibarra, Francisco Gattorno.
Sinopse - Esta é a história do relacionamento entre Diego, um homossexual culto e David, um jovem homofóbico e ingênuo. Infeliz após romper com sua namorada, a princípio David despreza as investidas de Diego; entretanto, por sugestão de seu companheiro de quarto, ele começa a aceitar a presença de Diego cujos caminhos culturais fascinam o jovem e uma verdadeira e grande amizade surge entre os dois. Adicione a esse quadro a indiferença e a loucura de Nancy, a vizinha que constantemente tenta o suicídio e que funciona como uma fonte romântica para David.
Comentário - O filme é acima de tudo sobre a amizade, mas de maneira inteligente e divertida, critica a Revolução Cubana e o regime de Fidel Castro. Expõe a falta de liberdade, a burocracia, as necessidades básicas, o regime repressor na figura dos inspetores de quarteirão e a delação. Como se não bastasse, trata do homossexualismo, algo que o regime cubano sempre abominou.
Nota - 8
Cinema Cubano
A Revolução Cubana atraiu diretores estrangeiros ao país, como Chris Maker "Cuba Sì!"(61) e Agnès Varda "Saudações, Cubanos!"(63). Um dos melhores filmes feitos em Cuba é um co-produção soviética, "Soy Cuba"(64) de Mikheil Kalatozishvili, uma extravagante propaganda. Nos anos 90, Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabio realizaram os sucessos internacionais, "Morango e Chocolate" e "Guantanamera". Wim Wenders realizou o documentário "Buena Vista Social Club"(99), sobre músicos cubanos idosos, filmado em Havana.
Comentários
Postar um comentário