Monstros _ Tod Browning + Biografia
Monstros - Tod Browning
Postado em 16/10/2011
Freaks - EUA - 1932
Direção - Tod Browning
Roteiro - Clarence Aaron "Tod" Robbins (história), Willis Goldbeck, Leon Gordon, Charles MacArthur (roteiro), Al Boasberg, Edgar Alan Woolf (diálogos adicionais).
Gênero - terror - drama
Duração - 64 minutos
Elenco - Wallace Ford, Leila Hyams, Olga Baclanova, Roscoe Ates.
Sinopse - Em um circo de atrações bizarras, a linda trapezista Cleopatra é cortejada pelo anão Hans, mas o rejeita até descobrir que este herdou uma fortuna. Seu plano, forjado com o amante Hercules, é casar para depois envenenar o pequeno, mas logo a armação é descoberta e os diferentes se unem pela vingança.
Curiosidades - O filme ficou fora de circulação por 30 anos, até ressurgir no Festival de Veneza.
Comentário - Um terror que ao mesmo tempo comove e choca as pessoas, o realismo proporcionado pelos deficientes protagonistas do filme chega a chocar, porém é uma história comovente que mostra que os verdadeiros monstros são aqueles feios no caráter. Provavelmente o filme mais bizarro do cinema mundial.
Nota - 8,5
Tod Browning
Em 1918, Browning dirigiu na Universal 17 filmes, dois deles com Lon Chaney. Já famoso, o ator convenceu a MGM a contratar o diretor e juntos fizeram oito filmes. Após a morte de Chaney, Browning voltou à Universal para fazer "Drácula"(1931) com Bela Lugosi. Do mesmo gênero são "A Marca do Vampiro"(1935) e o criativo "A Boneca do Diabo"(1936). Outros filmes de destaque são: "O Vampiro da Meia-Noite"(1928); "Londres depois da Meia-Noite"(1927); "O Monstro do Circo"(1927).
Comentários
Postar um comentário