Meu Tio - Jacques Tati + Biografia

Meu Tio - Jacques Tati 


Postado em 5/11/2011 



Mon Oncle  -  França/Itália  -  1958

Direção - Jacques Tati

Roteiro - Jacques Lagrange, Jacques Tati, Jean L´Hôte.

Gênero - comédia

Duração - 110 minutos

Elenco - Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie, Lucien Frégis.

Sinopse - O humilde e atrapalhado Monsieur Hulot é cunhado de um gerente de uma fábrica de plásticos, um novo rico que vive em uma casa totalmente automatizada. Este arranja-lhe um emprego para que seu filho não cresça sob a influência do tio.

Curiosidades  - Oscar de filme estrangeiro.
                     - Prêmio Especial do Júri em Cannes.

Comentário - O estilo de humor de Tati, simbolizado pelo eterno Mr. Hulot, é um humor peculiar onde o humor visual e auditivo são usados de maneira genial. Ao contrário de Chaplin, o humor de Tati não gira em torno dele e sim no ambiente por onde transita. Com poucos diálogos e baseado na linguagem corporal. Em "Meu Tio", Tati faz uma crítica ao uso desnecessário à tecnologia apenas por ser moda. Passados mais de 50 anos, a comédia continua atual, afinal pessoas escravizadas pelos seus aparelhos tecnológicos pela simples necessidade de status é o que há de mais comum nas ruas atualmente.

Nota - 9



                                                                                                      





Jacques Tati



   Jaques Tatischeff  -  Le Pecq, 9 de outubro de 1907  —  Paris, 5 de novembro de 1982.
Ele dirigiu apenas seis longas-metragens durante uma carreira de 60 anos, mas criou um personagem cômico quase tão famoso como Carlitos. Se os problemas relativos ao levantamento de recursos reduziram sua produção, o mesmo pode ser dito de seus preparativos obsessivos, que prolongaram seus projetos por anos. Neto do embaixador da Russia na França, Tati dua as costas para o negócio de restauração de obras de arte de seu pai e dedicou-se aos cabarés. Atuou em diversos curtas, com destaque para "Escola de Carteiros"(47), que também dirigiu. Sua participação aumentou em "Carrossel da Esperança"(49), seu primeiro longa-metragem como ator,diretor e escritor,lançando seu nome como uma figura importante na tradição dos grandes comediantes do cinema. Realizou grandes comédias do cinema europeu como: "As Férias do Sr.Hulot"(53); "Meu Tio"(58); "Tempo de Diversão"(67) e "As Aventuras do Sr.Hulot no Trânsito Louco"(71). Faleceu  vítima de uma embolia pulmonar semanas após completar 75 anos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks