Matar ou Morrer - Fred Zinnemann + Filmes de Faroeste

Matar ou Morrer - Fred Zinnemann 



                               


High Noon  -  EUA  - 1952

Direção - Fred Zinnemann

Roteiro - Carl Foreman (roteiro), John W. Cunningham (história).

Gênero - faroeste - drama

Duração - 85 minutos

Elenco - Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Katy Jurado, Lon Chaney Jr., Lee Van Cleef.

Sinopse - Will Kane é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller, um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy, sua noiva, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.

Curiosidades  - A ação de "Matar ou Morrer' transcorre em tempo real, ou seja, começa às 10:40 h e vai andando, minuto a minuto, até o meio-dia.

                     - O ator Lee Van Cleef não tem um único diálogo durante todo o filme.
                     - A cidade mostrada em "Matar ou Morrer" chama-se Hadleyville. Apesar de em nenhum momento do filme o nome da cidade ser dito, ele é bem visível na estação de trem mostrada no filme.

                     - Seguido por "Matar ou Morrer 2 - A Volta de Will Kane" (1980), feito para a TV norte-americana.

Comentário - Com a ação transcorrendo em tempo real, o clima de suspense é garantido e ainda reforçado pelas tomadas no relógio da cidade e a canção tema "Do Not Forsake Me, Oh My Darling". Will Kane é o exemplo de honra e lealdade que vai arriscar a vida sozinho contra uma gangue de bandidos que aterroriza a cidade. O filme ainda serve como alegoria do clima de medo e suspeita que prevalecia nos EUA durante o "Macartismo".

Nota - 9,5



                             





Filmes de Faroeste


O faroeste é o mais antigo dos gêneros cinematográficos porém, apresenta grande capacidade de se adaptar aos novos tempos. As idéias e o estilo variam, mas as convenções do gênero persistem.
A maioria dos filmes se ambienta geograficamente a oeste do rio Mississipi, ao norte do rio Grande e ao sul da fronteira com o México. Historicamente situa-se entre 1850 a 1890, período das corridas do ouro de Dakota e Califórnia, da Guerra da Secessão, da construção da ferrovia Transcontinental, das grandes criações de gado, guerras contra os índios e das caravanas levando os fazendeiros para o Oeste. O tema fundamental ´é como o Oeste dos Estados Unidos foi colonizados, e narra façanhas de personagens históricos como; Wyatt Earp, Doc Holliday, Calamity Jane, Bat Masterson, Billy the Kid, Jesse James etc, vistos de uma maneira mistificadora. Tanto que a frase-chave do gênero é "Quando a lenda se torna fato, publique a lenda", citada em "O Homem que Matou o Facínora"(62) de John Ford. No primeiro faroeste, "O Grande Roubo do trem"(1903), as lendas já faziam parte da cultura popular americana.
Entre os elementos do faroeste estão a grande fazenda e a pequena cidade, com hotel, saloon, a prisão e a rua principal, onde será o palco do confronto entre o herói e o vilão. Porém, os melhores faroestes têm uma complexidade psicológica que supera os maniqueísmos para alcançar as dimensões da tragédia grega.
O período de ouro do faroeste começou com "No Tempo das Diligências"(39) e terminou com "Rastros de Ódio"(56), ambos dirigidos pelo mestre John Ford e estrelados por John Wayne. Howard Hawks também trabalhou com Wayne em vários filmes, com destaque para "Onde Começa o Inferno"(59). Outro diretor importante da época foi Anthony Mann, que dirigiu James Stewart em cinco filmes.
Na década de 60, os EUA passava por um grande transformação com a Guerra do Vietnã e a perspectiva de heroísmo e noções de bem e mal foram alteradas e o discurso patriótico do faroeste perdeu força. Assim, o gênero perdeu força mas foi mantido vivo pelo olhar nostálgico e duro de Sam Peckinpah e pelo "faroeste spaghetti" italianos, onde brilharam o diretor Sergio Leone e o ator Clint Eastwood. Eastwood que dirigiria o último grande faroeste do século XX: "Os Imperdoáveis"(92).
Entre os grandes filmes do gênero estão: "No Tempo das Diligências"(39), "Paixão dos Fortes"(46), "Rastros de Ódio"(56) e "O Homem que Matou o Facínora"(62) todos de John Ford; "Golpe de Misericórdia"(49) de Raoul Walsh, "Matar ou Morrer"(52) de Fred Zinneman, "Os Brutos Também Amam"(53) de George Stevens, "Um Certo Capitão Lockhart"(55) de Anthony Mann, "Onde Começa o Inferno"(59) de Howard Hawks, "Sete Homens e Um Destino"(60) de John Sturges, "Era Uma Vez no Oeste"(68) de Sergio Leone, "Meu Ódio Será Sua Herança"(69) de Sam Peckinpah, "O Pequeno Grande Homem"(70) de Arthur Penn, Dança com Lobos"(90) de Kevin Costner e "Os Imperdoáveis"(92) de Clint Eastwood.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks