M, O Vampiro de Dusseldorf - Fritz Lang + Peter Lorre
M, O Vampiro de Dusseldorf - Fritz Lang
Postado em 19/1/2012
M - Alemanha - 1931
Direção - Fritz Lang
Roteiro - Thea von Harbou, Fritz Lang.
Gênero - suspense - policial
Duração - 111 minutos
Elenco - Peter Lorre, Otto Wernicke, Gustav Grundgens, Friedrich Gnas, Theo Lingen.
Sinopse - Na cidade alemã de Dusseldorf, um psicopata ataca crianças. Os próprios marginais resolvem caçá-lo e puni-lo. Para identificá-lo, é escrito a letra "M" em suas costas.
Curiosidades - Primeiro filme falado de Fritz Lang.
- Baseado em um fato real onde Peter Kurten foi preso em 1930 devido à uma série de assassinatos na cidade de Dusseldorf.
- Durante a cena do julgamento, foram utilizados marginais autênticos.
- Foi refilmado nos EUA como "O Maldito"(51) por Joseph Losey.
- A música que o serial killer assobia é uma ária de "No Salão do Rei da Montanha" de Edvard Grieg.
Comentário - Uma obra inovadora e assustadora. Lang usou elementos de Expressionismo Alemão como as sombras e efeitos de luz e inovou usando a narração para criar um clima de tensão nesta assustadora e reflexiva estória sobre um serial killer. O assobio do assassino e mais a excelente atuação de Lorre, aumentam ainda mais o clima de tensão. Um grande suspense que nos traz uma reflexão sobre o nazismo que ainda se iniciava e sobre a pena capital.
Nota - 9
Peter Lorre
Feio,baixo e de olhos saltados, Lorre provocava nas telas sentimentos de repulsa. Na maioria das vezes fazia papel de vilões. Antigo bancário e ator desconhecido de teatro na Suiça, Áustria e Alemanha, foi visto por Fritz Lang e escalado para fazer o papel do grotesco assassino de crianças no clássico "M, o Vampiro de Dusseldorf"(31). Tornou-se um astro. Depois de fugir da Alemanha nazista para a Inglaterra em 1933, fez o papel do sequestrador com ares de cavalheiro na primeira versão de Hitchcok de "O Homem Que Sabia Demais"(34). Em Hollywood fez sucesso como o detetive oriental !Mr.Moto"(37-39) e criou outros personagens inesquecíveis em "O Falcão Maltês"(41) e "Casablanca"(42). Voltou à Alemanha para dirigir, escrever e atuar em "Der Velorene"(51). Foi o vilão Le Chiffre em "Cassino Royale"(54). Morreu de ataque cardíaco após retornar a Hollywood e fazer "O Corvo"(63) com Vincent Price. Atuou também nos filmes: "Esse Mundo é um Hospício"(44); "O Diabo Riu por Último"(53); "20000 Léguas Submarinas"(54); "Viagem ao Fundo do Mar"(61); "Farsa Trágica"(63) entre outros.
Comentários
Postar um comentário