Lua de Papel - Peter Bogdanovich
Lua de Papel - Peter Bogdanovich
Postado em 7/4/2012
Paper Moon - EUA - 1973
Direção - Peter Bogdanovich
Roteiro - Joe David Brown (romance), Alvin Sargent (roteiro).
Gênero - comédia - drama
Duração - 102 minutos
Elenco - Ryan O'Neal, Tatum O'Neal, Madeline Kahn, John Hillerman.
Sinopse - Em 1936, após a morte da mãe, a órfã Addie Loggins fica sob os cuidados de Moses Pray, um vendedor de bíblias que na verdade é um vigarista, que pode ou não ser o pai de Addie. Tentando entregar Addie aos parentes dela, Moses descobre que aquela menina de 9 anos é bem precoce, pois tem um enorme "jogo de cintura" e até mesmo fuma e pragueja. Eles se unem como caloteiros e trabalham tão bem que Addie se recusa em desfazer a dupla e sabota o romance entre Moses e Trixie Delight, uma aproveitadora. Após isto tentam fazer algo realmente arriscado: roubar a bebida de um contrabandista e lhe vender a própria mercadoria. Tudo iria correr bem, se ele não fosse irmão do xerife.
Curiosidades - Inicialmente seria John Huston o diretor de "Lua de Papel", que pretendia escalar o ator Paul Newman e sua filha Nell Potts para estrelar o filme.
- O diretor Peter Bogdanovich não gostava do título do livro de Joe David Brown, "Addie Pray", mas também tinha dúvidas se o título original deveria ser "Paper Moon". Bogdanovich resolveu então consultar Orson Welles, que o incentivou a usar "Paper Moon" como título.
- Estréia de Tatum O'Neal no cinema.
- Ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante Tatum O'Neal, aos 10 anos, tornou-se a mais jovem ganhadora em uma categoria competitiva na história da premiação.
- Gerou uma série de TV baseada no filme, também chamada "Paper Moon", que foi exibida em 1974/75 e estrelada por Jodie Foster.
Comentário - Um divertido road-movie em que se destaca a atuação da garota Tatum O´Neal no papel da carismática Addie. A maneira que o vigarista e a garota se envolvem é tocante e divertida, a bela fotografia e a trilha-sonora colaboram para a excelente reconstituição de época.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário