Lirio Partido - D.W.Griffith + Biografia

Lirio Partido - D.W.Griffith 


Postado em 9/12/2011 

                             

Broken Blossoms  -  EUA  -  1919

Direção - D.W.Griffith

Roteiro - D.W.Griffith, Thomas Burke.

Gênero - drama - romance

Duração - 90 minutos

Elenco - Lilian Gish, Richard Barthelmess, Donald Crisp, Arthur Howard.

Sinopse - Uma jovem de 15 anos é abandonada nos bairros de Londres e se apaixona por um místico jovem chinês, que viaja pela Inglaterra disseminando a filosofia oriental.

Curiosidades - O filme foi realizado em apenas três semanas e , apesar do orçamento modesto, foi grande sucesso de público e crítica.
                    - O filme fez com que a crítica aliviasse a imagem de racista que ficou impregnada em D.W.Griffith.
                    - É o segundo dos quatro filme em que Lilian Gish trabalhou com Griffith, ela também atuou em ""O Nascimento de Uma Nação"(15), "Inocente Pecadora"(20) e "Órfãs da Tempestade"(21), além de vários curtas-metragens.

Comentário - "Lirio Partido" é um belíssimo e triste drama poético, com uma narrativa moderna para a época, montagem ágil e tomadas de detalhes e closes. Com cenas tingidas de cores e grandes atuações em especial de Lilian Gish, uma das maiores atrizes de toda a história da sétima arte, a cena em que ela sorri empurrando os cantos da boca para cima com os dedos, é um das cenas mais belas e tristes do cinema.

Nota - 9,5



                                                                                       





D.W.Griffith


 David Llewelyn Wark Griffith, geralmente conhecido por D. W. Griffith -  22 de Janeiro de 1875 – 23 de Julho de 1948.
Sua primeira paixão foi a interpretação, o que o envolveu em uma série de trupes e turnês antes que a instabilidade financeira o forçasse a aceitar empregos servis enquanto negociava roteiro com estúdios. Ele atingiu um pequeno sucesso vendendo histórias para a produtora Biograph e, em 1909, começou a dirigir para eles, acabando por tornar-se o diretor geral. Lá dirigiu mais de 400 filmes, quase todos curtas-metragens. À medida que sua reputação aumentava, Griffith realizava filmes mais ambiciosos e, após deixar a Biograph em 1913m foi para a Reliance-Majestic como diretor de produção, lançando as bases para seu épico de guerra "Nascimento de Uma Nação"(15). O filme foi uma marca na história do cinema, com avançadas técnicas de filmagem, montagem complexa, close-ups e planos gerais alternados mediante o uso de diferentes ângulos de câmera. Embora fosse um enorme sucesso, o filme gerou controvérsias pela política racial dúbia. Seu filme seguinte, "Intolerância"(16), foi uma produção ainda maior, embora a complexidade de seu enredo tornasse-o inacessível e seu fracasso comercial trouxesse-lhe dívidas. Griffith continuou dirigindo inúmeros trabalhos e em 1919 juntou-se à Chaplin, Pickford e Fairbanks para criar a United Artists, onde seu primeiro longa-metragem foi "Lirio Partido"(19). Griffith trabalhou com inúmeros gêneros de filme antes do desastre do seu último trabalho, "The Struggle"(31). Morreu 17 anos mais tarde, solitário e amargurado em um hotel em Hollywood, esquecido pela indústria que um dia ele mesmo comandou.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks