Lavoura Arcaica - Luiz Fernando Carvalho + Raul Cortez

Lavoura Arcaica - Luiz Fernando Carvalho


Postado em 22/1/2012 

                             

Lavoura Arcaica  -  Brasil  -  2001

Direção - Luiz Fernando Carvalho

Roteiro - Luiz Fernando Carvalho

Gênero - drama

Duração - 163 minutos

Elenco - Raul Cortez, Selton Mello, Simone Spoladore, Caio Blat, Juliana Carneiro da Cunha, Leonardo Medeiros.

Sinopse - André é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro, seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana.

Curiosidades - Baseado na obra de Raduan Nassar.
                    - Vencedor de cinco prêmios no Festival de Cinema de Brasilia de 2001, incluindo melhor filme.

Comentário - O filme respeita em todos os detalhes o texto literário original, Luiz Fernando filmou com refinamento e preciosismo, a fotografia é belíssima, assim como sua trilha-sonora inspirada em temas árabes.O embate entre pai e filho é o ponto alto do filme, não só pelo teor dos diálogos como também pelas soberbas atuações de Cortez e Selton Mello. Além deles, a atriz Simone Spoladore já mostrava aqui que é a melhor atriz brasileira da nova geração. A narrativa lenta do filme pode cansar,mas sua beleza compensa.

Nota - 9



                                                                                                    





Raul Cortez



  Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez, conhecido apenas como Raul Cortez  -  São Paulo, 28 de agosto de 1932 — São Paulo, 18 de julho de 2006.

Ia ser advogado, mas aos 22 anos decidiu trocar os tribunais pelo palco. A estreia foi em 1955 e no ano seguinte já fez o primeiro papel no cinema, em "O Pão que o Diabo Amassou". Em 1969 encarnou um travesti na peça "Os Monstros" e em 1970 fez o primeiro nu do teatro brasileiro em "O Balcão", de Jean Genet.
Seu primeiro filme foi em 1957, "O Pão que o Diabo Amassou". Participou de 28 filmes, onde se destacam: "O Caso dos Irmãos Naves"(67); "O Homem que Comprou o Mundo"(68); "Capitu"(68); "Beto Rockefeller"(70); "Roberto Carlos a 300 Km por Hora"(71); "O Seminarista" (76); "Vera"(86); " A Grande Arte"(91); "Lavoura Arcaica"(01); "Person"(04) e "O Outro Lado da Rua"(04).
Em dezembro de 2004, Cortez foi operado para a remoção de um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado, seguindo-se um tratamento quimioterápico. Em 30 de junho de 2006, foi novamente internado e veio a falecer no dia 18 de julho.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks