Laura - Otto Preminger + Biografia
Laura - Otto Preminger
Postado em 30/12/2011
Laura - EUA - 1944
Direção - Otto Preminger
Roteiro - Vera Caspary (romance), Jay Dratler, Samuel Hoffenstein e Elizabeth Reinhardt (roteiro).
Gênero - policial - suspense
Duração - 88 minutos
Elenco - Gene Tierney, Dana Andrews, Judith Anderson, Vincent Price, Clifton Webb.
Sinopse - Mark McPherson é um policial encarregado de investigar o assassinato de Laura Hunt, uma bela publicitária que teve o rosto destruído por tiros de espingarda. Durante a investigação, McPherson se sente atraído pela mulher assassinada.
Curiosidades - A música "Laura" ganhou letra de Johnny Mercer e se tornou um clássico do cancioneiro norte-americano.
Comentário - Poucas vezes a beleza feminina foi tão fatal. Gene Tierney, que realmente é belíssima, no papel de Laura seduz a todos os homens a ponto de ser assassinada. Com grande direção de Preminger e uma fotografia maravilhosa em preto-e-branco, é um filme policial noir, psicodrama e thriller que nos prende a atenção o tempo todo.
Nota - 9
Otto Preminger
Filho de um advogado vienense que se tornou procurador geral do Império Austro-húngaro, estudou direito antes de dirigir "Die Grosse Liebe"(32). Assistiu muitos julgamentos e vários de seus filmes têm influência disso. Há assassinatos em "Laura"(44), "Anjo ou Demônio?"(45) e "A Ladra"(50). Uma cidade inteira é julgada em "Cartas Venenosas"(51), e o tribunal é crucial em "A Corte Marcial de Billy Mitchell"(55), "Santa Joanna"(57) e "Anatomia de Um Crime"(59) - suas obras essenciais ao lado de "Êxtase de Amor"(47), com Joan Crawford. Enfrentou a censura com "Ingênua Até Certo Ponto"(53) e "O Homem do Braço de Ouro"(56). Nos anos 60 fez grande sucesso com "Exodus"(60) e "Tempestade Sobre Washington"(62). Otto Preminger morreu aos 79 anos, devido ao câncer e mal de Alzheimer.
Comentários
Postar um comentário