Laranja Mecânica - Stanley Kubrick + Censura Livre ?!?!
Laranja Mecânica - Stanley Kubrick
Postado em 14/11/2011
Clockwork Orange - Inglaterra - 1971
Direção - Stanley Kubrick
Roteiro - Anthony Burgess, Stanley Kubrick
Gênero - ficção-científica - drama
Duração - 138 minutos
Elenco - Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, John Clive.
Sinopse - No futuro, Alex, líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Curiosidades - Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
- O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invade sua casa chamava-se "A clockwork orange".
- Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em "Laranja Mecânica". Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
- O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que "Laranja Mecânica" seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte.
- A linguagem utilizada por Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.
- No Brasil o filme só foi liberado pela censura, com o uso de bolinhas pretas cobrindo os órgãos genitais dos personagens.
- A idéia de usar a música "Cantando na Chuva" numa cena-chave do filme, foi de Malcolm McDowell.
Comentário - "Laranja Mecânica" é mais uma das obras-primas incontestáveis do cinema, Kubrick fez um filme polêmico que trata sobre o sadismo fisico e moral, a hipocrisia das autoridades e a consequente fragilidade dos direitos individuais quando estes não se conformam com os padrões do Estado. A atuação de MacDowell é estupenda, a fotografia excelente, trilha-sonora idem,enfim, todos os detalhes técnicos perfeitos no estilo de Kubrick. Um filme com cenas fortes para a época, mas que, na verdade é um manifesto contra a violência. "Laranja Mecânica" mais do que um grande filme, se tornou um ícone da cultura pop.
Nota - 10
"Censura Livre !?!?"
Je Vous Salue Marie - Jean-Luc Godard - "Esta adaptação da história da Virgem Maria aos tempos atuais conserva inalterados certos elementos da versão histórica, subvertendo a ordem e o valor dos outros.(...) apesar de monótono e cheia de simbolismos, a narrativa é irreverente, principalmente quando a personagem interroga os motivos de seu sacrifício e, em linguagem grosseira e vulgar, blasfema contra aquele que a ele gera como mãe do seu filho.(...) sugerimos a não liberação." - 15 de janeiro de 1986.
Decameron - Pier Paolo Pasolini - "... a película foi submetida a cortes (...) que provocaram a eliminação de cenas que ferem o decoro público, não sendo, porém, suficientes para a exclusão total das implicações.(...) novas restrições iriam mutilar totalmente a obra. Propomos portanto, a não liberação." - 25 de janeiro de 1977.
Toda Nudez Será Castigada - Arnaldo Jabor - "... sua mensagem final, com valorização da prostituta, (...) é altamente negativa, pois procura desmoronar com os valores da instituição focalizadas - a família, a igreja, o casamento, o relacionamento entre pais e filhos e a autoridade policial, além de provocar uma possível reação internacional, quando apresenta um marginal boliviano sem razão comprovada. Isso tudo dentro da narrativa agressiva de Nelson Rodrigues, que, como autor consagrado e censurada, nada tem feito senão destruir com suas obras os valores morais da família brasileira.(...) Acordamos que o filme seja interditado." - 2 de julho de 1973.
Laranja Mecânica - Stanley Kubrick - "Embora chocante, o filme é cercado de originalidade e com sua mensagem global funciona como alerta contra a violência. (...) Opinamos pela liberação, com os devidos cortes, para maiores de dezoito anos(...) O público adulto, julgamos, saberá entender a mensagem de repúdio às várias formas de agressão.." - 8 de novembro de 1977.
Comentários
Postar um comentário