Kolya - Uma Lição de Amor - Jan Sverák + Cinema Tcheco
Kolya - Uma Lição de Amor - Jan Sverák
Postado em 17/10/2011
Kolja - Republica Tcheca - 1996
Direção - Jan Sverák
Roteiro - Pavel Taussig (estória), Zdenek Sverák.
Gênero - drama - comédia
Duração - 105 minutos
Elenco - Zdenek Sverák, Andrei Chalimon, Libuse Safránková, Ondrej Vetch.
Sinopse - Em Praga, em 1988, no fim do regime Comunista, um violoncelista é demitido da Filarmônica, mas aceita se casar com uma refugiada russa que precisa de visto para o exterior. Quando ela morre, tem que cuidar do filho pequeno dela. \com o menino Kolya, ele aprende a ser mais humano.
Curiosidades - Vencedor do Globo de Ouro de filme estrangeiro.
- Oscar de filme estrangeiro.
- O filme foi escrito e estrelado pelo pai do diretor Jan Sverák.
Comentário - Apesar de abordar criticas políticas e sociais, o filme é acima de tudo uma estória humana e encantadora, tudo feito de maneira correta sem pieguices. Impossível não se encantar com o garotinho Kolya.
Nota - 8,5
Cinema da Tchecoslováquia
Em 1933, inauguraram-se os estúdios Barrandov em Praga, um dos mais bem equipados da Europa, mas a invasão alemã durante a guerra paralisou a indústria. Após a guerra, criaram a escola nacional de cinema, onde surgiram diretores como: Ivan Passer, Jiri Menzel, Vera Chytilova e Milos Forman. "A Pequena Loja da Rua Principal"(1965) de Jan Kadar foi o primeiro filme tcheco a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, em seguida "Trens Estreitamente Vigiados"(1966) também venceu. Em 1968, com a invasão russa, Kadar,Passer e Forman foram para os EUA e Chytilova foi silenciada - seu "As Pequenas Margaridas"(1966) é considerado o filme mais ousado e anárquico da época.
As rixas com os russos são reveladas em "Kolya-Uma Liçao de Amor"(1996), em que um tcheco se dispõe a amar seu enteado russo. A censura foi menos rigorosa na Eslováquia, e diretores como Stefan Uher, Dusan Hanak e Juraj Jukubisko seguiram a carreira em relativa liberdade. Desde a cisão da Tchecoslováquia em Eslováquia e República Tcheca, em 1993, cada país desenvolveu traços próprios.
Comentários
Postar um comentário