Kolya - Uma Lição de Amor - Jan Sverák + Cinema Tcheco

Kolya - Uma Lição de Amor - Jan Sverák 


Postado em 17/10/2011 
                             

Kolja  - Republica Tcheca  - 1996

Direção - Jan Sverák

Roteiro - Pavel Taussig (estória), Zdenek Sverák.

Gênero - drama - comédia

Duração - 105 minutos

Elenco - Zdenek Sverák, Andrei Chalimon, Libuse Safránková, Ondrej Vetch.

Sinopse - Em Praga, em 1988, no fim do regime Comunista, um violoncelista é demitido da Filarmônica, mas aceita se casar com uma refugiada russa que precisa de visto para o exterior. Quando ela morre, tem que cuidar do filho pequeno dela. \com o menino Kolya, ele aprende a ser mais humano.

Curiosidades   - Vencedor do Globo de Ouro de filme estrangeiro.
                      - Oscar de filme estrangeiro.
                      - O filme foi escrito e estrelado pelo pai do diretor Jan Sverák.

Comentário - Apesar de abordar criticas políticas e sociais, o filme é acima de tudo uma estória humana e encantadora, tudo feito de maneira correta sem pieguices. Impossível não se encantar com o garotinho Kolya.

Nota - 8,5



                            




Cinema da Tchecoslováquia


A Tchecoslováquia se tornou independente em 1918, mas seu cinema foi limitado por muito tempo devido à competição com Alemanha e EUA. Na era muda, dois filmes se destacaram: "Erotikon"(1929) de Gustav Machaty que conseguiu muito do efeito erótico com imagens simbólicas, e "Takovy je Zivot"(1929) de Carl Junghans, sobre a vida da classe operária de Praga. A Fama de Machaty veio com o belo "Ekstase"(1933), cujo as cenas de nudez com Hedy Lammar causaram furor: o papa protestou quando da exibição no Festival de Veneza. As cenas foram cortadas nos EUA, e o marido de Hedy tentou comprar todas as cópias.
Em 1933, inauguraram-se os estúdios Barrandov em Praga, um dos mais bem equipados da Europa, mas a invasão alemã durante a guerra paralisou a indústria. Após a guerra, criaram a escola nacional de cinema, onde surgiram diretores como: Ivan Passer, Jiri Menzel, Vera Chytilova e Milos Forman. "A Pequena Loja da Rua Principal"(1965) de Jan Kadar foi o primeiro filme tcheco a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, em seguida "Trens Estreitamente Vigiados"(1966) também venceu. Em 1968, com a invasão russa, Kadar,Passer e Forman foram para os EUA e Chytilova foi silenciada - seu "As Pequenas Margaridas"(1966) é considerado o filme mais ousado e anárquico da época.
As rixas com os russos são reveladas em "Kolya-Uma Liçao de Amor"(1996), em que um tcheco se dispõe a amar seu enteado russo. A censura foi menos rigorosa na Eslováquia, e diretores como Stefan Uher, Dusan Hanak e Juraj Jukubisko seguiram a carreira em relativa liberdade. Desde a cisão da Tchecoslováquia em Eslováquia e República Tcheca, em 1993, cada país desenvolveu traços próprios.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks