Kes - Ken Loach + Biografia

Kes - Ken Loach 


Postado em 2/2/2012 

                             


Kes  -  Reino Unido  -  1969

Direção - Ken Loach

Roteiro - Barry Hines (livro e adaptação), Ken Loach e Tony Garnett (adaptação).

Gênero - drama

Duração - 110 minutos

Elenco - David Bradley,Freddie Fletcher,Lynne Perrie,Colin Welland.

Sinopse - "Kes" conta a história de um menino que vive em bairro pobre da cidade que, violentado em casa e ridicularizado na escola, acha uma forma de abstrair de sua dura realidade treinando um falcão.

Comentário - "Kes" é um filme sobre as relações humanas e o quanto essas relações podem arruinar ou alavancar a vida das pessoas, sobretudo de uma criança. Um garoto que sofre de privações econômicas e culturais, que sofre agressões em casa e na escola e enxerga na falcoaria uma perspectiva de vida melhor junto com o apoio de um professor. A simbologia do voo do pássaro com a liberdade é inevitável.

Nota - 8



                                                                                      





Ken Loach


Kenneth "Ken" Loach  -  Nuneaton, Warwickshire, 17 de junho de 1936.

O primeiro cineasta de esquerda da Grâ-Bretanha, suas histórias são baseadas na classe operária contemporânea. Ele usa uma mistura de improvisação e realismo abrasivo para desafiar o público.
Nascido em uma família de operários, interessou-se pelo teatro experimental quando estudava Direito em Oxford. Depois de dois anos, abandonou a faculdade e entrou para a TV nos anos 60, destacando-se como diretor em "Cathy Volta Para Casa"(66). O sucesso de "Kes"(69) não lhe garantiu financiamento, e só retornou na década de 90, mais confiante e maduro. "Chuva de Pedras"(93), "Sombras de Um Passado"(94), "Meu Nome é Joe"(98) e "Sweet Sixteen"(03) revelam respeito sem sentimentalismo pela classe operária.
Outros filmes que se destacam são: "Terra e Liberdade"(95), "Pão e Rosas"(00); "Ventos da Liberdade"(06) vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e a comédia "À Procura de Eric"(09). Em 2016, voltou a ganhar a Palma de Ouro por "Eu, Daniel Blake", "Você Não Está Aqui"(19) é seu filme mais recente.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks