Juventude Transviada - Nicholas Ray + James Dean/Natalie Wood
Juventude Transviada - Nicholas Ray
Postado em 15/2/2012
Rebel Without a Cause - EUA - 1955
Direção - Nicholas Ray
Roteiro - Irving Schulman, Nicholas Ray e Stewart Stern.
Gênero - drama
Duração - 111 minutos
Elenco - James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Denis Hopper.
Sinopse - Jim Stark é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy, uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda imunda por ter se maquiado. Lá está também um rapaz, John Crawford, mais conhecido como Platão, que atirou em alguns cães. Um compreensivo policial entende que Jim recebe em casa apenas um amor superficial dos seus pais, e que Jim nunca aceitou que seu pai seja totalmente submisso à sua mãe. Enquanto Jim espera na delegacia pelos pais, que tiveram de cancelar um compromisso social para tirá-lo da prisão, ele tem um rápido contato com Judy e Platão. Após ser libertado parecia que tudo estava resolvido, mas ao tentar fazer amizade na manhã seguinte com sua jovem vizinha, a própria Judy, cria um desentendimento com Buzz, que namora Judy e é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências.
Curiosidades - Inicialmente "Juventude Transviada" seria em preto e branco, sendo que inclusive algumas cenas do filme chegaram a ser rodadas desta forma. A mudança para colorido ocorreu devido a uma decisão interna da Warner Bros., que, por razões de prestígio, decidiu que todos os filmes feitos em CinemaScope deveriam ser a cores.
- Nas cenas rodadas em preto e branco o personagem Jim Stark tinha uma concepção diferente, usando uma jaqueta marrom e óculos. Após a Warner ordenar a refilmagem a cores o diretor Nicholas Ray, com o consentimento do figurinista Moss Mabry, retirou os óculos do personagem e fez com que ele usasse uma jaqueta vermelha.
- O diretor Nicholas Ray pesquisou o cotidiano das gangues, acompanhando algumas em Los Angeles por várias noites.
- James Dean teve malária durante as filmagens.
- O ator Frank Mazzola fez parte de uma gangue de rua de Hollywood e ensinou James Dean sobre como lutar de forma realista com uma faca.
- Na luta entre os personagens de James Dean e Corey Allen foram usadas facas verdadeiras. Para rodar a cena os atores usaram proteção por baixo de suas roupas.
- A piscina vazia em que os personagens sentam e conversam sobre suas vidas foi especialmente construída para os sets de filmagens de "Crepúsculo dos Deuses" (1950).
- Os três protagonistas tiveram morte prematura e violenta: Dean em acidente de carro; Mineo, assassinado; e Natalie Wood afogada em circunstâncias misteriosas.
"Vocês estão me destruindo!"
Comentário - Talvez o melhor filme sobre a juventude já realizado, a necessidade de amor é o tema central desse filme que atribui aos pais a responsabilidade sobre os problemas dos jovens. Os três jovens acabam formando uma "familia" afim de superar suas carências. Ray dirigiu com grande competência e James Dean realiza aqui sua melhor atuação, onde sua imagem de jaqueta vermelha tornou-se emblemática. A cena da corrida de automóveis tornou-se ícone e é constantemente imitada ou homenageada.
Nota - 9
James Dean
Os três filmes que lhe trouxeram a fama, "Vidas Amargas" e "Juventude Transviada" (ambos de 55), e "Assim Caminha a Humanidade"(56), foram dirigidos à juventude rebelde e alienada dos anos 50. Em todo o mundo, os jovens identificaram-se com a intensidade e inquietação, o comportamento neurótico de seus personagens. Sua morte prematura e chocante na direção de seu Porsche assegurou-lhe a imortalidade como mito do cinema.
Educado no Meio-Oeste americano, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles e partiu para a interpretação com o grupo de teatro de James Whitmore. Fez pontas em filmes, como "O Dia em Que a Terra Parou", e comerciais de TV. Foi para Nova York onde frequentou o Actors Studio, seu desempenho como um homossexual árabe em "The Immoralist" na Broadway resultou em contrato com a Warner, seguido por indicações para o Oscar (uma póstuma) e idolatria mundial.
Natalie Wood
Filha de uma arquiteto russo e uma bailarina, aprendeu a dançar e apareceu nas telas pela primeira vez aos 5 anos. Como atriz infantil ela encantou em "Milagre na Rua 34"(47), e como adolescente se encaixou bem no papel da compreensiva amiga de James Dean em "Juventude Transviada"(55), sua primeira indicação ao Oscar. Em seguida, apareceu no clássico "Rastros de Òdio"(56), com John Wayne.
Nos relativamente castos anos 50 e 60, ela tinha o rosto ideal para representar a sexualidade nascente, com seus profundos olhos negros sugerindo um temperamento ardente reprimido sob uma aparência virginal. Os papéis pelos quais foi indicada novamente ao Oscar - "O Clamor do Sexo"(61) e "O Preço de um Prazer"(63) - exaltavam essas qualidades, assim como sua atuação no papel de Maria, a amante predestinada em "Amor, Sublime Amor"(61).
Em 1965 participou da comédia clássica "A corrida do século" ao lado de Jack Lemmon e Tony Curtis. Depois de filmar "Esta mulher é proibida" em 1966, Natalie se afastou do cinema por três anos, dando a si mesma um tempo e também para decidir para onde queria seguir. Quando voltou a filmar, em 1969, fez o papel de Carol Sanders em "Bob, Carol, Ted e Alice". A partir daí, Natalie não fez mais tantos filmes, preferindo passar a maior parte do tempo tomando conta da família.
Em 1981, depois de filmar "O último Casal Casado", Natalie começou as filmagens de "Projeto Brainstorm", com Christopher Walken. Mas ela não viveu para ver o filme pronto. Em um acidente misterioso, em novembro daquele ano, enquanto navegava em um iate com o marido Robert Wagner e com o amigo Christopher Walken, ela morreu afogada. Tinha 43 anos de idade e tinha atuado em 56 filmes para televisão e cinema
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