Irreversível - Gaspar Noé + Monica Bellucci
Irreversível - Gaspar Noé
Postado em 8/11/2011
Irréversible - França - 2002
Direção - Gaspar Noé
Roteiro - Gaspar Noé
Gênero - drama
Duração - 99 minutos
Elenco - Monica Bellucci, Vincent Cassel, Albert Dupontel, Philippe Nahon.
Sinopse - O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus e Pierre, saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex, a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.
Curiosidades - Assim como o próprio filme, cujos eventos são narrados de trás para frente, os créditos finais de "Irreversível" são exibidos logo no início do longa-metragem. Ao término do filme não há créditos disponíveis.
- Em uma cena logo após o estupro o ator Vincent Cassel é questionado sobre qual seria seu nome, com ele respondendo "Vincent" e logo em seguida dizendo que era uma brincadeira. Isto não estava no roteiro, com o próprio Vincent Cassel corrigindo o erro por ele cometido para evitar que a cena fosse novamente rodada, já que esta era uma das cenas mais complexas de todo o filme.
- Este é o 8º de 10 filmes em que Vincent Cassel e Monica Bellucci atuam juntos. Os demais foram "O 'Apartamento" (1996), "Come Mi Vuoi" (1997), "Dobermann" (1997), "Compromis" (1998), "Le Plaisir" (et ses Petits Tracas) (1998), "Méditerranées" (1999), "O Pacto dos Lobos" (2001), "Agentes Secretos" (2004) e "Satã" (2006).
Comentário - "Irreversível" é um filme antes de tudo polêmico, para assisti-lo é preciso cabeça aberta e estômago forte. Com cenas explícitas de forte violência, como a agressão com o extintor, e a cena de extrema realidade do estupro sofrido por Monica Bellucci. Tecnicamente o filme é excelente com edição, fotografia e atuações de grande nível. O que fica pra se refletir é que mesmo com cenas de muita violência, o filme é uma crítica à violência das cidades urbanas e nada como o realismo para chocar e nos fazer refletir.
Nota - 9
Monica Bellucci
Nos anos 1980, Bellucci abandonou os estudos de Direito na Universidade de Perúgia para seguir a carreira de modelo e a carreira cinematográfica internacional. Em 1988 mudou-se para Milão, um dos grandes centros mundiais da moda, passando a fazer parte do elenco internacional da agência Elite Models e trabalhando para grandes estilistas como Dolce & Gabbana, além de posar para fotografias de moda em Paris e Nova Iorque em algumas das maiores revistas do ramo.
Fluente em italiano, inglês e francês, o que lhe possibilita trabalhar em filmes nas três línguas e em países diversos, começou no cinema em meados dos anos 90, conseguindo chamar a atenção da indústria ao participar num pequeno papel do seu primeiro filme em língua inglesa, "Drácula de Bram Stoker", dirigido por Francis Ford Coppola em 1992, e fazendo uma série de filmes em francês, com seu marido, também ator, Vincent Cassel.
Com o sucesso mundial do filme italiano "Malèna", de Giuseppe Tornatore, Monica teve as portas de Hollywood abertas, filmando com Bruce Willis e participando de dois filmes da série "Matrix, Reloaded e Revolutions", como Perséfone, seguido de seu papel como Maria Madalena no polêmico sucesso de bilheteria de Mel Gibson, "A Paixão de Cristo". A seguir destacam-se "Baaria - A Porta do Vento", "As Idades do Amor", "O Último Poema do Rinoceronte", "007 Contra Spectre" e "Na Via Láctea" de Emir Kusturica.
Considerada a mulher mais sexy do mundo em 2004 pelos leitores da revista masculina Maxim’s, Bellucci escandalizou o público do Festival de Cannes em 2002, ao participar de uma das cenas mais violentas e realistas de um estupro no cinema, no filme "Irreversível", do francês Gaspar Noé.
Comentários
Postar um comentário