Ghost Dog - Matador Implacável - Jim Jarmusch + Biografia

Ghost Dog - Matador Implacável - Jim Jarmusch 


Postado em 11/2/2012 
                             


Ghost Dog: The Way of the Samurai  -  EUA/Alemanha/França/Japão  -  1999

Direção - Jim Jarmusch

Roteiro - Jim Jarmusch

Gênero - policial - drama

Duração - 116 minutos

Elenco - Forest Whitaker, John Tormey, Cliff Gorman, Henry Silva, Isaach de Bankolé.

Sinopse - Em Nova Iorque, um assassino afro-americano segue a Hagakure, uma forma de viver dos samurais. Ele vive sozinho e na simplicidade, e chama a si mesmo de 'Cão Fantasma'. Quando a filha do chefão da máfia local presencia um dos seus crimes, sua vida passa a correr perigo.

Comentário - Um filme recheado de ação, humor negro, misticismo e reviravoltas. Tecnicamente bem feito com bela fotografia, trilha-sonora e mais uma grande atuação de Whitaker.

Nota - 8,5



                                                                                               





Jim Jarmusch



  Jim Jarmusch  -  Akron, Ohio, 22 de Janeiro de 1953.

Autêntico diretor independente americano, seu estilo excêntrico, mordaz e minimalista explora o "sonho americano" por intermédio de tensões de forasteiros, sejam nativos ou "estranhos em terra estranha".
Estudou na Universidade de Columbia em Nova York e na Cinemateca Francesa em Paris antes de se matricular na Faculdade de Cinema da Universidade de Nova York. Lá conheceu o veterano diretor Nicholas Ray e trabalhou como seu assistente. Estreou como diretor em "Permanent Vacation"(82), um filme realizado em 16mm, contudo ficou conhecido da crítica e público com "Estranhos no Paraiso"(84), que lhe trouxe respeito e reconhecimento internacionais, ganhando o prêmio Caméra d´Or do Festival de Cannes como diretor revelação. O trabalho seguinte foi "Daunbailó"(86) onde dois marginais americanos presos, repensam sua visão do país. "Trem Mistério"(89), mostra Memphis pelos olhos de um casal japonês, e "Uma Noite Sobre a Terra"(92) se passa em taxis de Los Angeles, Nova York, Paris, Roma e Helsinki.
Em 1995, Jarmusch realizou ""Dead Man", um filme passado no Oeste da América do Norte no Século XIX, protagonizado por Johnny Depp. Seguindo o seu sucesso artístico, junto da crítica e junto do público de cinema independente, Jarmusch alcançou popularidade com um filme que aborda a violência e o crime em New Jersey, "Ghost Dog: Matador Implacável"(99). Seus personagens estão sempre em trânsito, como Don (Bill Murray) em "Flores Partidas"(05). "Sobre Café e Cigarros"(03), "Os Limites do Controle"(09), "Amantes Eternos"(13), "Paterson"(16) e a comédia "Os Mortos Não Morrem"(19) completam sua filmografia.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks