Garapa - José Padilha + Biografia

Garapa - José Padilha 


Postado em 22/2/2012 





Garapa  -  Brasil  -  2008

Direção - José Padilha

Roteiro - Felipe Lacerda, José Padilha.

Gênero - documentário

Duração - 110 minutos

Sinopse - Segundo a ONU, mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo. O significado desses números depende da nossa compreensão do que significa passar fome. Geralmente, os meios de comunicação discutem a fome a partir de uma perspectiva macroscópica. Nos fornecem números e debates sobre as suas causas ambientais, geográficas, econômicas e políticas. No entanto, nos deixam sem saber como vivem as pessoas que passam fome. Para que se possa compreender o real significado da fome, é necessário conviver com as pessoas que lutam contra a própria fome por algum tempo. É necessário acompanhar o seu dia a dia.

Curiosidades   - "Garapa" nasceu a partir de uma conversa em 2001 entre José Padilha e Marcos Prado, sócios na Zazen Produções, sobre a questão da fome no Brasil.
                      - José Padilha se inspirou em "Vidas Secas" (1963) para realizar "Garapa".
                      - Garapa é a mistura de água com açúcar, ou rapadura, preparada pelas famílias para alimentar suas crianças.
                      - A intenção de José Padilha era que fosse retirado tudo que não fosse essencial do ponto de vista do cinema. Devido a isto ele decidiu fazer o filme em 16mm, sem trilha sonora, com som praticamente em mono e em preto e branco.
                      - Não houve uma seleção prévia de quais famílias seriam retratadas. José Padilha reuniu uma equipe de cinco pessoas e partiu para o Ceará, tendo apenas o contato de organizações não-governamentais que atuavam na região.
                      - Foram rodadas mais de 45 horas, ao longo de quatro semanas.

Comentário - No Brasil é possível morrer de fome de dois jeitos: não comer nada ou comer mal e sofrer aos poucos com carências nutricionais. As famílias cujas rotinas Padilha documenta em seu filme, se encaixam no segundo caso. Muitas vezes, sua dieta se restringe à bebida do título. O filme é um triste e real retrato da fome, onde nem sempre se chegam recursos como "bolsa família" ou "leve leite", e ainda para agravar, mostra o quanto a falta de informação, o alcoolismo, o desemprego e o descontrole de natalidade, agravam ainda mais a situação. Há cenas chocantes, onde crianças comem no chão, rodeadas de moscas, numa insalubridade tremenda; e há cenas revoltantes, onde um pai chega a vender os alimentos arrecadados pela mãe e as filhas, para comprar cachaça.

Nota - 8,5



                                                                                                   





José Padilha



José Padilha  -  Rio de Janeiro  -  01 de agosto de 1967.

Iniciou no cinema como produtor, em 1987, no filme "Tanga - Deu no New York Times", dirigido por Henfil. Em 1999, escreveu e produziu o documentário "Os Carvoeiros", dirigido por Nigel Noble. Estreou como diretor em 2002 com o documentário "Ônibus 174".
Em 2007 lançou "Tropa de Elite", sua primeira ficção. O filme, que foi pirateado quase dois meses antes da estréia, ganhou grande repercussão e estima-se que 11 milhões de pessoas tenham assistido ao DVD pirata. Nos cinemas, o filme conquistou o maior número de espectadores no Ranking nacional 2007. Em 15 de fevereiro de 2008 ganhou o Urso de Ouro, em Berlim, por "Tropa de Elite". Voltou ao documentário em 2008, ao retratar a fome em "Garapa".
Em 2010 lançou "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro". O filme teve o maior público da história do cinema brasileiro para um filme nacional, com mais de 11 milhões de espectadores, batendo Dona Flor e seus dois maridos.
José Padilha é reconhecido internacionalmente como um dos melhores cineastas da atualidade e estreou em Hollywood, dirigindo a refilmagem de "Robocop". Filmou no Reino Unido o suspense "7 Dias Em Entebbe".






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks