Fugindo do Inferno - John Sturges + Steve McQueen
Fugindo do Inferno - John Sturges
Postado em 26/2/2012
The Great Escape - EUA - 1963
Direção - John Sturges
Roteiro - Paul Brickhill, James Clavell, W.R.Burnett.
Gênero - guerra - aventura
Duração - 172 minutos
Elenco - Steve McQueen, Charles Bronson, James Coburn, Richard Attenborough, Donald Pleasence.
Sinopse - Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas decidem transferir alguns de seus prisioneiros mais importantes e audaciosos para um campo de concentração de segurança máxima, projetado para tornar fugas impossíveis. Então um grupo desses prisioneiros resolve se unir para tentar uma fuga sem precedentes: libertarem todos de uma só vez, com um plano mirabolante.
Curiosidades - Baseado no livro de Paul Brickhill, que por sua vez, foi escrito baseado em fatos reais.
Comentário - Uma grande aventura, emocionante e divertido. Com um grande elenco, direção excelente e memorável trilha-sonora, o filme é recheado de cenas inesquecíveis de ação, com destaque para as sequência em que McQueen tenta escapar pilotando uma motocicleta.
Nota - 8,5
Steve McQueen
Representando principalmente papéis de ação, sua presença dominava a tela. Um homem complicado, oriundo de um lar desfeito, inseguro e inclinado à violência, foi criado em um orfanato e virou um vagabundo. Entrou para a marinha, mas três anos e um período na prisão naval levaram-no a errar sem destino novamente, antes de resolver se tornar ator.
Estudou na Neighborhood Playhouse, em Nova York, e no Actors Studio, assumiu o lugar de Ben Gazarra em "Hatful of Rain", na Broadway, mas seu papel importante no cinema, no filme B de ficção científica "A Bolha Assassina"(58), passou despercebido. Em 1960, atuou em "Sete Homens e Um Destino" e atingiu o estrelato com "Fugindo do Inferno"(63), onde não utilizou dublês em uma antológica fuga de motocicleta de um campo de concentração nazista. Entre seus diversos sucessos estão: "A Mesa do Diabo"(65), "Bullitt"(68), "Crown, o Magnífico"(68), "Os Implacáveis"(72), "Papillon"(73), "Inferno na Torre"(74) e "Caçador Implacável"(80).
O ator foi vítima de um mesotelioma, câncer na membrana que envole os pulmões e é por vezes chamado de "a doença do amianto", aos cinquenta anos de idade.
Comentários
Postar um comentário