Frankenstein - James Whale + Monstros do Cinema
Frankenstein - James Whale
Postado em 12/10/2011
Frankenstein - EUA - 1931
Direção - James Whale
Roteiro - Mary Shelley (livro), Peggy Webling (peça teatral), John L. Balderston (adaptação), Francis Edward Faragoh, Garrett Fort (roteiro), Robert Florey, John Russell (contribuição).
Direção - James Whale
Roteiro - Mary Shelley (livro), Peggy Webling (peça teatral), John L. Balderston (adaptação), Francis Edward Faragoh, Garrett Fort (roteiro), Robert Florey, John Russell (contribuição).
Gênero - terror - drama
Duração - 71 minutos
Elenco - Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, John Boles.
Sinopse - Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o cérebro. Ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldman, um tutor de Frankenstein no passado; Elizabeth, a noiva de Frankenstein; e Victor, seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento. Mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura dele, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.
Curiosidades - Nos créditos iniciais de "Frankenstein" o nome do ator Boris Karloff é omitido, sendo substituído por uma interrogração. O nome de Karloff apenas surge nos créditos finais do filme.
- O papel do monstro de Frankenstein chegou a ser oferecido ao ator Bela Lugosi, que recusou o papel por não poder criar sua própria maquiagem para o personagem, além dele não ter falas durante todo o filme.
- Seguido por "A Noiva de Frankenstein" e "O Filho de Frankenstein".
"It`s Alive !"
Comentário - Com várias cenas clássicas como a "criação" com os raios estourando em volta do castelo; a primeira aparição do monstro; o encontro com a garotinha à beira do lago e a perseguição ao monstro com tochas flamejantes. Além da atuação e maquiagem perfeitas de Boris Karloff que praticamente deu uma feição definitiva ao monstro, tornam "Frankenstein" o filme de terror mais importante do cinema.
Nota - 9
Monstros do Cinema
Frankenstein
Sua primeira aparição no cinema foi em 1910 em uma adaptação dirigida por Thomas Edison, mas sua versão mais famosa é de 1931, interpretado por Boris Karloff, que praticamente padronizou a imagem do monstro. Vieram algumas sequências como "A Noiva do Monstro", várias refilmagens como "Frankenstein de Mary Shelley"(1994) com Robert DeNiro, paródias como "O Jovem Frankenstein"(1974) além de encontros com outros monstros, desenhos e seriados de tv etc.
Drácula
Lançado em 1931, "Drácula" dirigido por Tod Browning foi um enorme sucesso e a atuação de Bela Lugosi serviu de inpiração para as várias versões posteriores como as protagonizadas por Christopher Lee(19580 e Frank Langela(1979).Uma das versões mais fiéis à obra de Bran Stoker é a dirigida por Francis Ford Coppola em 1992 e protagonizado por Gary Oldman. Assim como Franskenstein, Drácula rendeu várias refilmagens, desenhos e séries de tv.
Freddy Krueger
Filho de uma freira estuprada, Freddy tornopu-se um sociopata assassino de crianças.Morto num incêndio vingativo na Rua Elm, 1428, fez um pacto com o demônio e ganhou a habilidade de mover-se pelos sonhos de suas vítimas. Vivido por Robert Englund, no filme "A Hora do Pesadelo" de 1984, já apareceu em sete filmes e duas séries de tv.
Alien
Surgiu em 1979 no filme "Aliens - o Oitavo Passageiro". Capaz de sobreviver no vácuo, dotado de sangue ácido, mandíbulas poderosas e garras afiadas. Retornou em vários filmes da série e mais dois filmes em que enfrenta o Predador.
Godzilla
"Gojira" uma mistura de gorilla e kujira(baleia) na lingua japonesa, surgiu há 55 anos no filme "Godzilla - King of Monsters". É um gigantesco réptil que se desenvolveu devido aos testes nucleares no oceano. Com força descomunal, é capaz de disparar rajadas nucleares pela boca. A franquia rendeu mais de 30 filmes, desenhos animados, uma péssima versão norte americana dirigida por Roland Emerich e a não menos ruim refilmagem de 2014.
É uma criatura do folclore judáico, feito de argila e segundo a lenda, sua função era defender o gueto de Praga dos ataques antissemitas no século XVI. Seu nome significa "inacabado" e apareceu no cinema em 1915 no filme alemão "O Golem".
O Hospedeiro
Um anfíbio gigante de tentáculos, criado com produtos químicos despejados no rio Han em Seul. Sua aparição foi em 2006 no filme coreano "O Hospedeiro".
King Kong
Surgiu no rádio como uma história de Merian C.Cooper e Edgar Wallace. O gorila de 8 metros de altura apareceu no cinema em 1933. Foi refilmado duas vezes, em 1976, que rendeu uma continuação "O Filho de King Kong"(1986) e em 2005. Apareceu em outra versões, até enfrentando Godzilla, e em desenhos animados. Em 2017 ganhou uma versão repaginada em "Kong - A Ilha da Caveira".
O Monstro da Lagoa Negra
Em 1954, uma expedição vem ao Brasil procurar fósseis e encontram o ser anfíbio que se apaixona pela única mulher do grupo.
A Mosca
Surgiu em 1958 em "A Mosca da Cabeça Branca" onde o cientista fica com a cabeça e uma pata de mosca, após um experimento de teletransporte. Mas a versão mais assustadora é a refilmagem de 1986, dirigida por David Cronemberg e protagonizada por Jeff Goldblum.
Nosferatu
Em 1922, F.W.Murnau realizou uma adaptação não autorizada de Drácula, de Bram Stoker. Para evitar ser processado, o estúdio alemão fez algumas alterações na história e o Conde Drácula se tornou Conde Orlock. O visual do vampiro é bem diferente do elegante Drácula, Orlock se parece mais com um morcego, com protuberantes incisivos, olhos penetrantes, orelhas pontudas e mãos como garras. Reapareceu no cinema com a versão de Werner Herzog em 1988 e sua continuação "Nosferatu em Veneza" de 1988.
Um rosto que lembra um crustáceo rastafari, veste uma armadura com vários recursos tecnológicos, como camuflagem invisível e lasers acoplados. Caçam outras espécies e os transformam em troféus. Seu primeiro filme é de 1987, teve duas continuações mais dois encontros com os Aliens, além de videogames, brinquedos e histórias em quadrinhos onde enfrentou o Batman.
Em 1941, Lon Chaney Jr. deu vida ao lobisomem, um homem que em noites de lua cheia se tansforma em um lobo que anda sobre duas patas. Após o sucesso do filme, se encontrou com Frankentein em 1943 e com Drácula em 1945. Assim como os outros monstros clássicos da Universal, rendeu várias refilmagens como "A Hora do Lobisomem"(1985); "A Companhia dos Lobos"(1984); "Lobo"(1994), com Jack Nicholson; "Um Lobisomem Americano em Londres" e o recente interpretado por Benicio Del Toro de 2009.
A Múmia
Um ano depois de "Frankenstein", Boris Karloff deu vida ao terceiro grande monstro da Universal, "A Múmia". Imhotep, um sacerdote do antigo Egito é despertado acidentalmente por uma expedição arqueológica. Rendeu filmes B na década de 40 e de 50. Só voltou a ter uma grande produção em 1999.
Zumbis
Surgiram no cinema em 1932 em "White Zombie" mas foi com George A. Romero em 1968 que ganharam uma história mais coerente. Os mortos-vivos caminham com lentidão e são debilitados pela decomposição de seus músculos e tendões, mas sua força está nos numeros e persistência por amenizar a insaciável fome por carne humana fresca. Já apareceram em vários filmes como a "Trilogia dos Mortos" de Romero, suas refilmagens, continuações, seriados e paródias.
Comentários
Postar um comentário