Festa de Babette - Gabriel Axel + Stéphane Audran

Festa de Babette - Gabriel Axel 


Postado em 24/10/2011 



Babette's Feast  -  Dinamarca  - 1987

Direção - Gabriel Axel

Roteiro - Gabriel Axel (roteiro), Karen Blixen (romance).

Gênero - drama - romance

Duração - 102

Elenco - Stéphane Audran, Bibi Anderson, Jean-Philippe Lafont, Hanne Stesnbaard, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel.

Sinopse - Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar.

Curiosidades - Oscar de melhor filme estrangeiro.

Comentário - Um filme muito bonito de extrema delicadeza, com uma história simples e encantadora que mostra um paralelo das vidas vazias que usam a religião para fugir dos prazeres da vida e o prazer e extravagância do banquete oferecido por Babette. Além disso, o filme é uma referência para aqueles que gostam de comer bem.

Nota - 9



                                                                                                   





Stéphane Audran


   Stéphane Audran, nome artístico de Colette Suzanne Jeannine Dacheville, nascida em Versalhes no dia 8 de novembro de 1932.
Sua performance como a enigmática chefe de cozinha parisiense que convive com duas austeras irmãs dinamarquesas em "A Festa de Babette" alcançou reconhecimento internacional. Mas seu prestígio na França já estava consolidado havia mais de 20 anos. A fama da atriz foi construída por densos papéis mas também por seus casamentos com o ator Jean-Louis Trintignant e o diretor Claude Chabrol. Sob a direção de Chabrol interpretou personagens intensamente dramáticos. Em "As Corças"(68) faz uma milionária lésbica em crescente desespero, e em "Violette"(77), Audran é mãe de uma jovem que envenena seus pais. Com Luis Buñuel conquistou um papel privilegiado em "O Discreto Charme da Burguesia"(72). Levou o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim por "As Corças" e conquistou dois Baftas por "Juste Avant la Nuit"(71) e "O Discreto Charme da Burguesia". Outros filmes de destaque em sua filmografia são: "A Mulher Infiel"(69); "O Açougueiro"(70) e "Agonia e Glória"(80).
Faleceu no dia 27 de março de 2018 aos 85 anos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks