Fale com Ela - Pedro Almodovar + Biografia
Fale com Ela - Pedro Almodovar
Postado em 1/4/2012
Hable con Ella - Espanha - 2001
Direção - Pedro Almodovar
Roteiro - Pedro Almodovar
Gênero - drama
Duração - 116 minutos
Elenco - Javier Cámara, Leonor Watling, Elena Anaya, Geraldine Chaplin.
Sinopse - Em Madri vive Benigno Martin, um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova. Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero, por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga, um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez, uma conhecida toureira que teve o nome nos tabloides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro. Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.
Curiosidades - Oscar de melhor roteiro original.
- Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
- Este é o 5º de seis filmes em que o diretor Pedro Almodóvar e a atriz Marisa Paredes trabalham juntos. Os anteriores foram "Maus Hábitos" (1984), "De Salto Alto" (1991), "A Flor do Meu Segredo" (1995), "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "A Pele que Habito" (2011).
- As cenas de massacre dos touros são reais e foram vítimas de protestos por parte de organizações ecológicas espanholas.
- Caetano Veloso faz uma participação no filme.
Comentário - Talvez o filme mais emotivo e melancólico de Almodovar, que aqui deixa de lado o universo feminino. Almodovar retrata o amor platônico, a carência e a devoção, num questionamento sobre a fé. O amor que Begnino dedica à Katerina é um dos amores mais belos e comoventes do cinema.
Nota - 9
Pedro Almodovar
Dando continuidade à tradição espanhola de grandes diretores, inaugurada por Buñuel e seguida por Carlos Saura, Almodovar tornou-se um dos diretores latinos mais conhecidos em todo o mundo e sua prolífica produção não deixa de impressionar crítica e público a cada novo filme. Nasceu numa pequena cidade no interior espanhol e chegou a Madri ainda adolescente. Após alguns anos trabalhando numa companhia estatal de telefonia, conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar sua primeira câmera Super-8, e rodar curtas-metragens. Depois de sua estréia em longa-metragem com "Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón"(80), sua carreira deslanchou, levando o cineasta a fundar sua própria produtora de cinema. Seus filmes mostram fortes cenas de assassinatos, incesto, fetichismo e diversas facetas da sexualidade. Sua extravagante filmografia é uma mistura de comédia kitsch e melodrama.
Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro por "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos"(88), mas já havia conquistado o público espanhol em "O Que Eu Fiz Para Merecer Isto?"(84). Sua filmografia inclui: "Labirinto de Paixões"(82), "Matador"(86), "A Lei do Desejo"(87), "Ata-Me!"(90), "De Salto Alto"(91), "Kika"(93), "A Flor do Meu Segredo"(95), "Carne Trêmula"(97), "Tudo Sobre Minha Mãe"(99), "Má Educação"(04), "Volver"(06), "Abraços Partidos"(09), "A Pele que Habito"(11), "Os Amantes Passageiros"(13), "Julieta'(16) e "Dor e Glória"(19).
Comentários
Postar um comentário