Era Uma Vez em Tóquio - Yasujiro Ozu + Biografia

Era Uma Vez em Tóquio - Yasujiro Ozu


Postado em 24/10/2011 




Tokyo Monogatari  -  Japão  -  1953

Direção - Yasujiro Ozu

Roteiro - Kôgo Noda, Yasujiro Ozu.

Gênero - drama

Duração - 136 minutos

Elenco - Chishu Ryu, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara, Haruko Sugimura, Kyoko Kagawa.

Sinopse - Casal de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos não vêem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para dar-lhes atenção. Quando sua mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora de seu falecido filho mais novo, e complexos sentimentos são revelados entre eles.

Comentário - É um filme familiar que trata de juventude e velhice, vida e morte e o choque entre tradição e a modernidade. Tudo filmado com câmera fixa e num plano baixo o que é peculiaridade de Ozu. O filme é contido e simples mas também emotivo, radiante e meigo.

Nota - 9,5



                            





Yasujiro Ozu


  Tóquio, 12 de Dezembro de 1903 - Kamakma, 12 de Dezembro de 1963.
 Filho de um comerciante de adubo, e foi educado num colégio interno em Matsusaka. Desde cedo se interessa pelo cinema e aproveita o tempo para ver o máximo de filmes que podia. Trabalhou por um breve período como professor, antes de voltar para Tóquio em 1923, onde se juntou à Companhia cinematográfica Shochiku. Trabalhou, inicialmente, como assistente de fotografia e de realização. Três anos depois, dirigiu o seu primeiro filme, "A espada da Penitência", um filme histórico, em 1927.
Apesar de nunca ter se casado, ele aborda as relações familiares da classe média, em especial o conflito de gerações entre pais e filhos. Em toda carreira trabalhou sempre com os mesmos atores e técnicos. Dedicou-se mais à interação entre os personagens do que à trama. Após 1930, ele nunca mais esfumou cenas e quase não movia a câmera, que ficava um pouco abaixo da cintura. Cada sequência é formalmente bela, às vezes pontuada por planos externos curtos e música intensa.
Realizou 54 filmes onde se destacam: "Os Irmãos da Família Toda"(41); "Recordações de um Cavalheiro"(47); "Pai e Filha"(49); "Também Fomos Felizes"(51); "Era Uma Vez em Tóquio"(53); "Primavera Prematura"(56); "Flor do Equinócio"(58); "Bom Dia"(59); "Ervas Flutuantes"(59); "Dia de Outono"(60); "Fim de Verão"(61) e "A Rotina Tem Seu Encanto"(62).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks