Diários de Motocicleta - Walter Salles + Biografia
Diários de Motocicleta - Walter Salles
Postado em 24/2/2012
The Motorcycle Diaries - Alemanha/Argentina/Chile/Estados Unidos/França - 2004
Direção - Walter Salles
Roteiro - Alberto Granado (livro), Ernesto Chê Guevara (livro), José Rivera (roteiro).
Gênero - drama - aventura
Duração - 128 minutos
Elenco - Gael García Bernal, Susana Lanteri, Mía Maestro, Mercedes Morán, Rodrigo de La Serna.
Sinopse - Che Guevara era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
Curiosidades - O filme teve locações na Argentina, no Chile e no Peru.
- A canção "Al Otro Lado del Rio" foi a primeira cantada em espanhol a ser indicada ao Oscar.
Comentário - Um road-movie que mostra a viagem de Guevara pela America Latina, filmado com sensibilidade em belas locações, podemos conhecer um pouco mais da vida do revolucionário e as culturas dos nossos vizinhos. A trilha-sonora é outro ponto forte do filme.
Nota - 8
Walter Salles
Filho de Elisa Margarida Gonçalves e do embaixador e banqueiro Walter Moreira Salles, da família que detém o controle do grupo Unibanco, adquiriu projeção internacional, especialmente após os seus filmes serem nomeados para o Oscar. Depois de estudar Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, se graduou com uma licenciatura em comunicação audiovisual Universidade de Artes Cinematográficas do Sul da Califórnia.
Seu primeiro filme relevante, "Terra Estrangeira", foi rodado em 1995 e premiado como melhor filme do ano no Brasil e selecionado para mais de 40 festivais no mundo todo. Em 1998 lançou "Central do Brasil", que recebeu ampla aclamação internacional e duas indicações ao Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Em 2001, "Abril Despedaçado" foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Ambos os filmes tiveram distribuição mundial. Em 2003, Salles foi eleito um dos 40 Melhores Diretores do Mundo pelo The Guardian. Seu maior sucesso internacional até agora tem sido "Diários de Motocicleta" (04), um filme sobre a vida de Che Guevara.
Em 2005, é lançado seu primeiro filme em Língua Inglesa, que é também seu primeiro filme hollywoodiano, "Água Negra", uma adaptação do filme japonês de 2002 de mesmo nome. Em 2008, voltou a filmar no Brasil, realizando "Linha de Passe". Em 2012 filmou "Na Estrada", baseado no livro de Jack Kerouac e em 2015 fez o documentário "Jia Zangke - O Homem de Fenyang".
Comentários
Postar um comentário