De Punhos Cerrados - Marco Bellocchio + Biografia
De Punhos Cerrados - Marco Bellocchio
Postado em 24/10/2011
I Pugni in Tasca - Itália - 1965
Direção - Marco Bellocchio
Roteiro - Marco Bellocchio
Gênero - drama - suspense
Duração - 105 minutos
Elenco - Lou Castel, Paola Pitagora, Marino Masé, Liliana Gerace.
Sinopse - Uma mãe de quatro filhos não consegue educá-los, nem administrar a casa. Um dos filhos é epilético, agindo de forma sádica e destrutiva. A filha, aparentemente normal, age de maneira infantil e possui um sentimento mórbido em relação ao irmão Alessandro.
Comentário - De maneira visceral, Bellochio faz uma violenta crítica à religião, família, pátria e propriedade. Com cenas chocantes e suspense que nos prende a atenção, Bellochio estreou no cinema mostrando que seria um dos diretores mais critico dos temas sócio-políticos.
Nota - 8,5
Marco Bellochio
Depois de ter feito os estudos numa escola salesiana, onde a sua irreverência o levou a ser considerado um rebelde, Marco Bellocchio cedo mostrou interesse pelo mundo do cinema. Na cidade onde cresceu frequentava assiduamente o cinema local, onde a paixão pelo cinema o levou a rumar a Londres, em 1959, para estudar cinematografia.
Esquerdista e contestador, inicia sua carreira com uma obra-prima "De Punhos Cerrados"(65). que teve influência em todo movimento do Cinema Novo mundial. Com problemas mentais sérios, interrompeu sua carreira nos anos 70. Em 1986, causou sensações ao mostrar uma cena de sexo oral em "O Diabo no Corpo".
Outros filmes de destaque de sua carreira são: "China Vizinha"(67); "Amor e Raiva"(68); "Marcha Triunfal"(76); "Sedução Diabólica"(88); "A Condenação"(91); "A Hora da Religião"(2002); "Bom Dia, Noite"(2003); "O Casamento"(2006) e "Vencer"(2009), onde retrata a vida de Ida Dalser, amante de Benito Mussolini e mãe de seu filho Benito Albino. Em seguida vieram: "Irmãs Jamais"(2010), "A Bela Que Dorme"(2012), "Sangue do Meu Sangue"(2015), "Belos Sonhos"(2016) e "O Traidor"(2019).
Comentários
Postar um comentário