Cria Cuervos - Carlos Saura + Biografia
Cria Cuervos - Carlos Saura
Postado em 17/10/2011
Cria Cuervos - Espanha - 1976
Direção - Carlos Saura
Roteiro - Carlos Saura
Gênero - drama
Duração - 110 minutos
Elenco - Geraldine Chaplin, Ana Torrent, Monica Randall, Florinda Chico, Hector Alterio.
Sinopse - As relações familiares durante o franquismo através da história de Ana e suas tristes lembranças de 20 anos atrás, quando aos nove anos, ela vê seus pais morrerem em um pequeno espaço de tempo. Na época, sozinha, Ana pensava ter uma estranho poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Remorso que carregou para a fase adulta, junto com o sentimento de culpa, por achar-se a responsável pela repentina morte do pai.
Curiosidades - Ganhador do Grande Prêmio do Juri no Festival de Cannes.
"Crie corvos e eles lhe arrancarão os olhos!"
Comentário - Filmado no período em que Franco estava prestes a falecer, o filme segue uma metáfora da vida sob o fascismo, tudo filmado de uma maneira muito sensível e marcante. A atuação de Geraldine Chaplin no papel da mãe e também no papel da Ana adulta é soberba e a garota Ana Torrent, que três anos antes havia filmado "O Espirito da Colméia" tem um olhar de uma expressão impressionante.
Nota - 9
Carlos Saura
Carlos Saura já era um fotógrafo conhecido quando, aos 21 anos, resolveu se matricular num curso de cinema. Dirigiu curtas e deu aulas de cinema antes de completar seu primeiro longa, "Los Golfos"(60), um drama sobre crianças de rua espanholas. Seu terceiro filme, o suspense "A Caça"(66) foi aclamado e premiado.
As obras de Saura são caracterizadas por uma tensão cuidadosamente medida, frequentemente ocultando uma complexidade política em virtude da pressão na Espanha dominada por Franco.
Seus filmes mais importantes são: "Ana e os Lobos"(73); "Cria Cuervos"(76); "Mamãe Faz 100 Anos"(79); "Bodas de Sangue"(81); "Carmen"(83); "Dispara!"(93); "Tango"(98); "O Sétimo Dia"(04), "Fados"(07) e "Argentina"(15).
Comentários
Postar um comentário