Conspiração do Silêncio - John Sturges + Spencer Tracy
Conspiração do Silêncio - John Sturges
Postado em 23/3/2012
Bad Day at Black Rock - EUA - 1955
Direção - John Sturges
Roteiro - Millard Kaufman (roteiro), Don McGuire (adaptação), Howard Breslin (estória).
Gênero - suspense - faroeste
Duração - 81 minutos
Elenco - Spencer Tracy, Robert Ryan, Lee Marvin, Walter Brennan, Ernest Borgnine.
Sinopse - 1945, dois meses após o fim da 2ª Guerra Mundial. No vilarejo de Black Rock chega um idoso desconhecido, John MacReedy, que tem só um braço. Apesar da sua idade e deficiência física, sua presença incomoda cada vez mais os moradores do local, em parte por ser o primeiro visitante em 4 anos e também por ficar cada vez mais claro que todos estão escondendo algo. Quando ele diz que está procurando Komoko, um japonês, a tensão aumenta e parece que todos obedecem Reno Smith, o "dono" de Black Rock.
Curiosidades - Foi o 1º filme produzido pela MGM feito em Cinemascope.
- Nicholas Schenck, presidente da MGM, era contrário à produção de "Conspiração de Silêncio", por considerar sua história subversiva.
- Este é o 2º de 3 filmes em que o diretor John Sturges e o ator Spencer Tracy trabalharam juntos. Os demais foram "The People Against O'Hara"(1951) e "O Velho e o Mar" (1958).
- De acordo com a biografia de Spencer Tracy, a versão original do roteiro não dizia que o personagem John J. MacReedy tinha apenas um braço. Os produtores queriam que Tracy o interpretasse e, para atraí-lo, incluíram esta característica. Os produtores acreditavam que nenhum ator resistiria à tentação de interpretar um personagem com esta deficiência física.
- A premiação de Spencer Tracy no Festival de Cannes foi dividida com todo o elenco de "Bolshaya Semya"
(1954).
Comentário - Com um roteiro excelente que prende a atenção e mantem o clima de suspense, o filme tem uma bela fotografia em cinemascope sob uma luz de sol ofuscante. O elenco de primeira grandeza com excelentes atuações, sobretudo de Tracy. Com poucas cenas de ação fisica, porém, a cena em que Tracy é desafiado por Ernest Borgnine e o leva à nocaute mesmo com um braço só mas com um repertório de socos e caratês, é impagável.
Nota - 8,5
Spencer Tracy
Muitas vezes considerado o maior ator de cinema americano, sua carreira abrangeu vários gêneros. Tracy nasceu em Milwaukee, Wisconsin, filho de um vendedor de caminhões católico e severo, e estudou no Ripon College, em Wisconsin, antes de entrar para a American Academy of Dramatic Arts em Nova York.
Estreou no teatro em 1922 e continuou com uma forte carreira na Broadway até começar no cinema em "Rio Acima"(30). De 1935 a 1955 foi uma figura central da MGM. "Riff-Raff" e "It´s a Small World" (ambos de 35) confirmaram sua reputação, mas foram dois sucessos de crítica e bilheteria, "Marujo Intrépido"(37) e "Com os Braços Abertos"(38), que o conduziram ao estrelato e lhe valeram consecutivos Oscars de melhor ator. No total, foi indicado para o Oscar dez vezes.
Em 1942, fez "A Mulher do Dia", seu primeiro filme com Katharine Hepburn, e assim começava um relacionamento profissional e pessoal que produziu "O Fogo Sagrado"(42), "A Costela de Adão"(49), "A Mulher Absoluta"(52) e outros. Prosseguiu e fez "Conspiração do Silêncio"(55), "Julgamento em Nuremberg"(61), "Deu a Louca no Mundo"(63) e "Adivinhe Quem Vem Para Jantar"(67). Embora fosse casado com a atriz Louise Treadwell desde 1923(de quem nunca se divorciou), seu relacionamento com Hepburn foi duradouro e saiu das manchetes após um acordo com a imprensa. Tracy faleceu após um longo período de doença em que Hepburn foi sua enfermeira.
Comentários
Postar um comentário