Cinema Paradiso - Giuseppe Tornatore + Biografia
Cinema Paradiso - Giuseppe Tornatore
Postado em 27/11/2011
Nuovo Cinema Paradiso - Itália/França - 1988
Direção - Giuseppe Tornatore
Roteiro - Giuseppe Tornatore (argumento e roteiro), Vana Paoli (colaboração).
Gênero - drama - romance
Duração - 155 minutos
Elenco - Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio, Antonella Attiu.
Sinopse - Em Roma, Salvatore di Vitto, um cineasta bem-sucedido, recebe um telefonema de sua mãe, informando que Alfredo está morto. O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Ali, o menino fascinado pela magia do cinema fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Totó aprende a amar o cinema através das mãos de Alfredo.
Curiosidades - Oscar de melhor filme estrangeiro.
- Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
- Grande Prêmio do Juri no Festival de Cannes.
Comentário - Nostálgico e bem humorado, "Cinema Paradiso" é uma linda homenagem ao cinema, em especial aos projecionistas e trata do final da magia do cinema e suas grandes salas, devido à popularização da TV. Um filme tocante com cenas inesquecíveis, grandes interpretações e marcante trilha-sonora de Morriconne. Impossível não se emocionar ao assistir, sobretudo na cena em que Salvatore abre o presente deixado por Alfredo.
Nota - 9
Giuseppe Tornatore
Começou sua carreira no ramo da fotografia e no teatro, além de realizar telefilmes e documentários sobre a Sicília para a televisão italiana (RAI). No cinema, estreou como diretor do filme "O Professor do Crime – Il Camorrista", em 1986, sobre um mafioso que, mesmo preso, comanda sua família. Seu reconhecimento e popularidade, no entanto, ficaram evidentes em seu segundo longa metragem, o premiadíssimo e extraordinário "Cinema Paradiso" (1988).
Entre as suas obras mais aclamadas, além de "Cinema Paradiso" (1989), encontram-se "Malèna" (2000) e "O Professor do Crime - Il Camorrista" (1986). É também diretor dos filmes "O Homem das Estrelas" (1995) e "A Lenda do Pianista do Mar" (1998), que foi seu primeiro filme falado em inglês, e teve como protagonista Tim Roth. Esses filmes farão parte da revisita a obra desse extraordinário cineasta siciliano, que, ao longo de sua carreira, firmou uma ótima parceria com o Mestre Ennio Morricone, de quem se tornou amigo e produziram duas das mais belas trilhas da história do cinema, "Cinema Paradiso" e "Malèna". Sua filmografia completa inclui: "O Professor do Crime - Il Camorrista" (1986), 'Cinema Paradiso" (1988), "Estamos Todos Bem" (1990), "Sempre aos Domingos" (1991), "Uma Simples Formalidade" (1994), "O Homem das Estrelas" (1995), "A Lenda do Pianista do Mar" (1998), "Malèna" (2000), "A Desconhecida" (2006), "Baarìa" (2009), "O Melhor Lance"(2013) e "Lembranças de Um Amor Eterno"(2016).
Comentários
Postar um comentário