Central do Brasil - Walter Salles + Fernanda Montenegro

Central do Brasil - Walter Salles


Postado em 22/11/2011 
                               

Central do Brasil  -  Brasil/França  -  1998

Direção - Walter Salles

Roteiro - Walter Salles (argumento), Marcons Bernstein, João Emanuel Carneiro (roteiro).

Gênero - drama

Duração - 113 minutos

Elenco - Fernanda Montenegro, Marilia Pêra, Vinicius de Oliveira, Othon Bastos, Matheus Nachetergaele, Otávio Augusto, Caio Junqueira.

Sinopse - Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. À medida que vão entrando pelo país, estes dois personagens tão diferentes vão se aproximando.

Curiosidades   - Urso de Ouro no Festival de Berlim e Urso de Prata para Fernanda Montenegro
                      - Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro,
                      - Indicado ao Oscar de filme estrangeiro.
                      - É o primeiro trabalho como ator de Vinícius de Oliveira. Walter Salles o conheceu enquanto este trabalhava como engraxate e o convidou para fazer um teste. Nos testes realizados, ele superou mais de 1500 outros concorrentes ao papel.
                      - Este é o primeiro de três filmes em que o diretor Walter Salles e o ator Vinícius de Oliveira trabalharam juntos. Os demais foram "Abril Despedaçado" (2001) e "Linha de Passe" (2008).
                       - Quando Fernanda Montenegro se posicionou para as filmagens na Central do Brasil algumas pessoas de fato se aproximaram dela pedindo que escrevesse cartas. Algumas dessas cenas foram posteriormente incorporadas ao filme.


Comentário - Tecnicamente impecável, roteiro, fotografia, trilha-sonora e elenco, Walter Salles fez um drama comovente, sensível e humano. Fernanda Montenegro faz uma atuação soberba e o filme elevou a auto-estima do cinema brasileiro. Ainda tem como pano de fundo, uma reflexão sobre a miséria, fome e o misticismo exagerado que assolam nosso país.

Nota - 9



                                                                                          






Fernanda Montenegro


  Arlette Pinheiro Esteves Torres  -   Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929.
Considerada tanto pelo público quanto pela crítica brasileira como uma das maiores damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos, é a única atriz brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, sendo nomeada por seu trabalho em "Central do Brasil", em 1998.
Iniciou sua carreira no ano de 1950, na peça "Alegres Canções nas Montanhas", ao lado daquele que seria seu marido por toda a vida, Fernando Torres. Sua estreia em cinema se dá na produção de 1964 para a Tragédia Carioca de Nelson Rodrigues, A Falecida, sob direção de Leon Hirszman.
Apesar de ter sua carreira muito mais ligada ao teatro, Fernanda Montenegro participou de importantes obras do cinema nacional. Eis sua pequena e excelente filmografia: "A Falecida"(65); "Em Família"(65); "Pecado Mortal"(70); "Minha Namorada"(70); "A Vida de Jesus Cristo"(71); "Marilia e Marina"(76); "Tudo Bem"(78); "Eles Não Usam Black-Tie"(81); "A Hora da Estrela"(85); "Trancado por Dentro"(86); "Fogo e Paixão"(88); "Veja Esta Canção"(94); "O Que é Isso Companheiro?"(97); "Central do Brasil"(98); "Traição"(98); "Gêmeas"(99); "O Auto da Compadecida"(00); "O Outro Lado da Rua"(04); "Olga"(04); "Redentor"(04); "Casa de Areia"(05), "O Amor nos Tempos do Cólera"(07), "O Tempo e o Vento"(13), "Boa Sorte"(14), "Rio, Eu Te Amo"(14) e "O Juízo"(17).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks