Casablanca - Michael Curtiz + Humphrey Bogart

Casablanca - Michael Curtiz 


Postado em 30/10/2011 



Casablanca  -  EUA  - 1942

Direção - Michael Curtiz

Roteiro - Julius J. Epstein, Philip G. Epstein, Howard Koch, Casey Robinson (roteiro), Murray Burnett, Joan Alison (peça).

Gênero - drama - romance

Duração - 102 minutos

Elenco - Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Peter Lorre, Conrad Veidt, Claude Rains.

Sinopse - Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris.

Curiosidades  - Oscar de melhor filme.
                     - Durante a seqüência em que o Major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior.

                     - Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.
                    - O autor da trilha sonora, Max Steiner, queria cortar a canção "As Time Goes By" do filme, e isso só não aconteceu porque Ingrid Bergman havia cortado os cabelos para outro filme e não era possível refilmar algumas cenas.

                                      "De todos os bares, de todas as cidades no mundo inteiro, ela tinha que entrar justamente no meu."


Comentário - Este filme tão bem estruturado foi produzido sem que ninguém no set conhecesse o enredo, exceto Michael Curtiz, que amarrou com habilidade várias tramas. Com cenografia excelente, fotografia expressionista, grande roteiro com diálogos memoráveis,emotiva trilha-sonora incluindo "As Time Goes By" e um elenco talentoso, inclusive com grandes atores no elenco de apoio.Todos estes quesitos fazem de  "Casablanca" um dos clássicos mais queridos do cinema. "Casablanca" não é somente uma grande estória de amor, mas foi também um manifesto contra o nazismo, personificado na sequência onde pessoas de vários países cantam " A Marselhesa" em resposta aos alemães.

Nota - 10



                                                                                                      

                                                                                                                       "Nós sempre teremos Paris."





Humphrey Bogart



  Humphrey DeForest Bogart  - Nova York, 25 de dezembro de 1899 — Hollywood, 14 de janeiro de 1957.

Personificação do sujeito durão, Bogart estreou no cinema em 1930. Apesar de seu jeito seco, tornou-se muito popular e virou um dos mitos de Hollywood. Sua maneira arrastada de falar e seu rosto de pedra, foram resultado de um incidente ocorrido na Primeira Guerra Mundial, que quase dilacerou seu lábio superior. Seus primeiros sucessos foram "Floresta Petrificada"(36) e "Anjos de Cara Suja"(36). Com o clássico noir "O Falcão Maltês"(41), tornou-se um astro e seu status consolidou-se com uma série de filmes notáveis como "Casablanca"(42), "Uma Aventura na Martinica"(44), onde conheceu Lauren Bacall, sua terceira esposa, "À Beira do Abismo"(46), "O Tesouro de Sierra Madre"(48) e "Paixões em Fúria"(48). Também se destacou por "No Silêncio da Noite"(50), "Uma Aventura na África"(51), "A Nave da Revolta"(54) e "Sabrina"(54). Lutando contra o câncer e assistido por Bacall, morreu em casa, enquanto dormia.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks