Blow-Up - Depois Daquele Beijo - Michelangelo Antonioni + Vanessa Redgrave
Blow-Up - Depois Daquele Beijo - Michelangelo Antonioni
Postado em 12/1/2012
Blow Up - Reino Unido/Itália/EUA - 1966
Direção - Michelangelo Antonioni
Roteiro - Julio Cortázar, Michelangelo Antonioni e Tonino Guerra.
Gênero - drama - suspense
Duração - 111 minutos
Elenco - Vanessa Redgrave, Sarah Miles, David Hemmings, John Castle, Jane Birkin.
Sinopse - Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.
Curiosidades - Palma de Ouro em Cannes.
- É o 1º filme em inglês dirigido por Michelangelo Antonioni.
- É o 1º filme britânico a exibir uma cena de nu frontal feminino.
- Blow-up quer dizer explosão e também ampliação.
- Vanessa Redgrave queria tanto trabalhar com Antonioni que aceitou o papel sem sequer ler o roteiro.
Comentário - "Blow Up" é na essência um filme sobre um mundo estranho, onde o real e a imaginação se misturam. A falta de comunicação também está presente quando as pessoas pouco se importam com as investigações de Thomas. Cenas marcantes não faltam como o jogo de tênis entre mímicos, Thomas rolando no chão com as duas garotas ou a de Redgrave sem blusa com os braços cruzados em frente aos seus seios. Tecnicamente o filme é perfeito, Antonioni cuidou de cada detalhe desde o som das árvores ao vento até as cores dos edifícios ao fundo.
Nota - 9
Vanessa Redgrave
Vanessa Redgrave é filha dos atores Rachel Kempson e Michael Redgrave e irmã mais velha de Corin Redgrave e de Lynn Redgrave. Entre 1962 e 1967 a atriz foi casada com Tony Richardson, pai das suas duas filhas (ambas atrizes): Natasha Richardson, nascida em 1963, que faleceu em 18 de março de 2009 e Joely Richardson, nascida em 1965. Em 1969, Redgrave deu à luz o seu terceiro filho, Carlo Gabriel Nero, fruto da sua relação com o ator italiano Franco Nero.
Sua carreira no teatro foi formidável, principalmente com a Royal Shakespeare Company. Estreou no cinema em "Behind the Mask"(58). Com seu irmão, envolveu-se no Worker´s Revolutionary Party ( Partido Revolucionário Trabalhista), de esquerda, o que a levou a assumir algumas posições bastante polêmicas.
Vanessa Redgrave foi indicada a seis prêmios Oscar sendo vencedora em 1978 na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de "Julia" no filme "Júlia", onde atuou ao lado de Jane Fonda e Meryl Streep. Detém 13 indicações ao Globo de Ouro, sendo vencedora de dois, e três indicações ao Prêmio BAFTA, entre outras importantes premiações no cinema e televisão.
Seus principais filmes são: "O Homem que Não Vendeu sua Alma"(66);"Camelot"(67) ; "Blow Up"(66); "Os Demônios"(71); "Assassinato no Expresso Oriente"(74) ; "Julia"(77) ; "O Amor Não Tem Sexo"(87); "Retorno a Howards End"(92); "Fuga Para Odessa"(94) ; "Missão Impossível"(96); "O Mistério de Lulu"(98); "Garota Interrompida"(99); "Desejo e Reparação"(07); "Ao Entardecer"(07); "Cartas Para Julieta"(10), "Anônimo"(11), "O Mordomo da Casa Branca"(13) e "Foxcatcher - Um História que Chocou o Mundo"(14).
Comentários
Postar um comentário