Bar Esperança - Hugo Carvana + Biografia

Bar Esperança - Hugo Carvana 


Postado em 17/11/2011



Bar Esperança  -  Brasil  -  1983

Direção - Hugo Carvana

Roteiro - Martha Alencar, Hugo Carvana, Armando Costa, Denise Bandeira, Euclydes Marinho.

Gênero - comédia - drama

Duração - 120 minutos

Elenco - Marília PêraHugo Carvana , Daniel Filho, Paulo César Pereio, Sylvia Bandeira, Antonio Pedro, Anselmo Vasconcelos, Wilson Grey, Louise Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Nelson Dantas, Thelma Reston.

Sinopse - O Bar Esperança é o ponto de encontro de todos. Para lá vão religiosamente Ana, atriz de teatro e televisão casada com Zeca, autor de peças que se demite da televisão por não aguentar mais o esquema imposto; o artista plástico Valfredo Salvador; o jornalista boêmio lvan Guerra; Profeta, também jornalista; a pesquisadora Nina e também Cabelinho, Cotinha, Tuca, Passarinho além de Dona Esperança, a dona do bar.

Curiosidades  - Este é o 2º de 7 filmes em que o diretor Hugo Carvana e o ator Antônio Pedro trabalham juntos. Os outros são "Se Segura, Malandro!" (1978), "O Homem Nu" (1997), "Apolônio Brasil - O Campeão da Alegria" (2003), "Casa da Mãe Joana" (2008), "Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo" (2011) e "Casa da Mãe Joana 2".
                      - O bar foi todo construído em estúdio.

Comentário - Uma estória de pessoas comuns, que vivem numa Rio de Janeiro  em que a violência não era como hoje e as pessoas frequentavam os bares para discutir politica,futebol, artes e claro, se divertir. Um filme de alto astral no estilo de Carvana com cenas muito divertidas como a perseguição à Marilia Pera no super mercado e o strip-tease de Sylvia Bandeira.

Nota - 7,5



                              






Hugo Carvana



  Hugo Carvana de Hollanda -  Rio de Janeiro, 4 de junho de 1937.
Torcedor fanático do Fluminense, Carvana vivenciou intensamente a arte brasileira. Fez shows em boates, teatros de revista, foi dublador, participou de dezenas de chanchadas e de filmes marcantes do cinema brasileiro como: "Terra em Transe"; "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro"; "O Leão de Sete Cabeças" todos de Glauber Rocha; "Os Fuzis"; "Falecida"; "Jardim de Guerra"; "Macunaíma"; "Deus é Brasileiro" e muitos outros. Carvana foi hippie, membro do PCB, se refugiu na França durante o regime militar e participou de importantes peças de teatro. Na televisão, se popularizou como Valdomiro Pena na série "Plantão de Polícia" da década de 70, além de ter trabalhado em várias novelas.
Dirigiu: "Vai Trabalhar Vagabundo"(73); "Se Segura Malandro"(77); "Bar Esperança"(83); "Vai Trabalhar Vagabundo II" (91); "O Homem Nu"(96); "Apolônio Brasil, o Herói da Alegria"(03); "A Casa da Mãe Joana"(08), "Não Se Preocupe Nada Vai Dar Certo"(11) e "A Casa da Mãe Joana 2"(13).
Faleceu aos 77 anos, no dia 04 de outubro de 2014 em decorrência de câncer no pulmão.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks