Bar Esperança - Hugo Carvana + Biografia
Bar Esperança - Hugo Carvana
Postado em 17/11/2011
Bar Esperança - Brasil - 1983
Direção - Hugo Carvana
Roteiro - Martha Alencar, Hugo Carvana, Armando Costa, Denise Bandeira, Euclydes Marinho.
Gênero - comédia - drama
Duração - 120 minutos
Elenco - Marília Pêra, Hugo Carvana , Daniel Filho, Paulo César Pereio, Sylvia Bandeira, Antonio Pedro, Anselmo Vasconcelos, Wilson Grey, Louise Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Nelson Dantas, Thelma Reston.
Sinopse - O Bar Esperança é o ponto de encontro de todos. Para lá vão religiosamente Ana, atriz de teatro e televisão casada com Zeca, autor de peças que se demite da televisão por não aguentar mais o esquema imposto; o artista plástico Valfredo Salvador; o jornalista boêmio lvan Guerra; Profeta, também jornalista; a pesquisadora Nina e também Cabelinho, Cotinha, Tuca, Passarinho além de Dona Esperança, a dona do bar.
Curiosidades - Este é o 2º de 7 filmes em que o diretor Hugo Carvana e o ator Antônio Pedro trabalham juntos. Os outros são "Se Segura, Malandro!" (1978), "O Homem Nu" (1997), "Apolônio Brasil - O Campeão da Alegria" (2003), "Casa da Mãe Joana" (2008), "Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo" (2011) e "Casa da Mãe Joana 2".
- O bar foi todo construído em estúdio.
Comentário - Uma estória de pessoas comuns, que vivem numa Rio de Janeiro em que a violência não era como hoje e as pessoas frequentavam os bares para discutir politica,futebol, artes e claro, se divertir. Um filme de alto astral no estilo de Carvana com cenas muito divertidas como a perseguição à Marilia Pera no super mercado e o strip-tease de Sylvia Bandeira.
Nota - 7,5
Hugo Carvana
Torcedor fanático do Fluminense, Carvana vivenciou intensamente a arte brasileira. Fez shows em boates, teatros de revista, foi dublador, participou de dezenas de chanchadas e de filmes marcantes do cinema brasileiro como: "Terra em Transe"; "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro"; "O Leão de Sete Cabeças" todos de Glauber Rocha; "Os Fuzis"; "Falecida"; "Jardim de Guerra"; "Macunaíma"; "Deus é Brasileiro" e muitos outros. Carvana foi hippie, membro do PCB, se refugiu na França durante o regime militar e participou de importantes peças de teatro. Na televisão, se popularizou como Valdomiro Pena na série "Plantão de Polícia" da década de 70, além de ter trabalhado em várias novelas.
Dirigiu: "Vai Trabalhar Vagabundo"(73); "Se Segura Malandro"(77); "Bar Esperança"(83); "Vai Trabalhar Vagabundo II" (91); "O Homem Nu"(96); "Apolônio Brasil, o Herói da Alegria"(03); "A Casa da Mãe Joana"(08), "Não Se Preocupe Nada Vai Dar Certo"(11) e "A Casa da Mãe Joana 2"(13).
Faleceu aos 77 anos, no dia 04 de outubro de 2014 em decorrência de câncer no pulmão.
Comentários
Postar um comentário