As Diabólicas - Henri-Georges Clouzot
As Diabólicas - Henri-Georges Clouzot
Postado em 1/1/2012
Les Diaboliques - França - 1954
Direção - Henri-Georges Clouzot
Roteiro - Pierre Boileau e Thomas Narcejac (romance), Jérôme Géronimi, Henri-Georges Clouzot, Frédéric Grendel e René Masson (roteiro).
Gênero - suspense - policial
Duração - 114 minutos
Elenco - Simone Signoret, Véra Clouzot, Paul Meurisse, Charles Vanel, Jean Brochard.
Sinopse - Christina é uma rica herdeira, proprietária e professora de um colégio, cuja administração está a cargo de seu marido, Michel. Ele dirige o colégio com mãos de ferro, bate na mulher, serve comida estragada no refeitório, é odiado por professores e alunos, além de ser amante de Nicole, uma das professoras. Nicole procura Christina e lhe diz que ele só se casou com ela pelo seu dinheiro, com a intenção de lhe provocar um infarto, para ele herdar sua fortuna. Em seguida, sugere um plano para, juntas, assassiná-lo. Na véspera de um feriado elas o atraem até a casa de Nicole, o drogam e o afogam na banheira. Em seguida, levam o corpo até o colégio, e o jogam na piscina. O corpo desaparece e um detetive começa a busca pelo corpo desaparecido. Após um sessão de fotos com os estudantes, o filme é revelado e a imagem mostra Michel na janela atrás do grupo.
Curiosidades - Refilmado em 1996 como "Diabolique" mas esta versão é muito inferior ao original.
Comentário - Um suspense em que há reviravoltas, tensão, horror físico e sadismo. Tudo isso com uma direção cruel e sombria de Clouzot e um roteiro inteligente. Talvez o filme não perturbe tanto nos dias de hoje como na época de lançamento, mas é um filme que serviu de referência para muitos outros posteriores que acabaram usando alguns elementos de "As Diabólicas" .
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário