Apocalypse Now - Francis Ford Coppola + Biografia

Apocalypse Now - Francis Ford Coppola 


Postado em 25/2/2012

                             


Apocalypse Now  -  EUA  -  1979

Direção - Francis Ford Coppola

Roteiro - Joseph Conrad (romance), John Milius e Francis Ford Coppola (roteiro), Michael Herr (narração).

Gênero - guerra - drama

Duração - 148 minutos

Elenco - Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Frederic Forrest, Dennis Hopper, Harrison Ford, Laurence Fishburn.
Sinopse - Capitão tem a missão de encontrar e matar coronel, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

Curiosidades - Francis Ford Coppola propôs realizar "Apocalypse Now" dez anos antes do livro realmente ter sido transposto para as telas de cinema. Na época o estúdio procurado não aceitou a proposta, pois achava que Coppola não tinha condições de comandar uma grande produção. Porém, após os lançamentos dos dois primeiros episódios da saga "O Poderoso Chefão", em 1972 e 1974, Coppola finalmente conseguiu levar às telas o livro de Joseph Conrad.
                   - As negociações para ter Marlon Brando no elenco foram bastante complicadas. Tendo recebido antecipadamente US$ 1 milhão, Brando ameaçou abandonar o projeto ainda antes das filmagens começarem. Coppola, por sua vez, respondeu que não se importava com a ausência de Brando e que se ele realmente abandonasse o papel iria convidar Jack Nicholson, Robert Redford ou Al Pacino para o papel. Brando naquele momento estava gordo, andava frequentemente bêbado e admitiu que não havia lido nem o roteiro e nem o livro em que o filme se baseava. Mesmo depois de ler o roteiro, ainda se recusou. Após dias de conversas, Brando concordou em atuar no filme, com uma condição: de que ele aparecesse sempre nas sombras, para que o público não notasse que ele estava 40 quilos acima do seu peso normal.
                 - Para conseguir o papel, o ator Laurence Fishburne mentiu sobre sua idade quando a produção de "Apocalypse Now" teve início, em 1976. Na época ele tinha 14 anos.
                 - O organograma original previa filmagens de apenas 6 semanas, mas a produção terminou se estendendo para 16 meses. O motivo de tamanho atraso foi um furacão, que destruiu todos os sets de filmagens.
                 - O ator Martin Sheen teve um ataque cardíaco durante as filmagens, aumentando ainda mais o atraso para a conclusão do filme.
                 - O próprio Francis Ford Coppola teve que investir milhões de dólares de seu próprio bolso, após o filme ter comprometido seriamente o orçamento estabelecido no início do projeto.                                                                                                                                                                                                                    - Apesar da história ser situada no Vietnã, "Apocalypse Now" foi na verdade todo rodado nas Filipinas.
                 - O diretor Francis Ford Coppola aparece numa ponta não-creditada, interpretando um diretor de TV.
                 - Durante as filmagens a esposa de Francis Ford Coppola, Eleanore Coppola, filmou o making of, posteriormente lançado como "Francis Ford Coppola – O Apocalipse de um Cineasta".
                 - Palma de Ouro em Cannes.
                 - Em 2001, foi relançado como "Apocalypse Now Redux", com quase uma hora a mais de material inédito.

                                                                                           "Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã."


Comentário - Além de ter retratado de maneira tão real a Guerra do Vietnã, o filme também é um estudo sobre os limites da loucura, do poder e a superação de obstáculos do ser humano. A trilha-sonora que vai de The Doors à Wagner, é magnífica, a fotografia e locações são impactantes e frases e cenas marcantes são constantes no filme, com destaque para a cena do bombardeio ao som de "A Cavalgada das Valquírias".

Nota - 9,5



                                                                                            






Francis Ford Coppola



  Francis Ford Coppola  -  Detroit, 7 de Abril de 1939.

Coppola é um divisor ded água entre a fase decadente e excessivamente comercial de Hollywood do final dos anos 60 e o cinema vigoroso que ressurge nos anos 80. Formado pela Faculdade de Cinema da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, trabalhou com Roger Corman no início da década de 60. Foi o líder do grupo diretores apelidados de "movie brats", De Palma, Scorsese, Spielberg, George Lucas, Phillipe Kaufmann, Lawrence Kasdan, que injetou talento e sucesso comercial a partir de "Loucuras de Verão"(73), produzido por Coppola e dirigido por Lucas.
Seu primeiro filme foi "Demência 13"(63), "Agora Você é um Homem"(66), é uma animada comédia sobre educação sexual. Em 1968, realizou o musical "O Caminho do Arco-Iris", que fracassou nas bilheterias. "A Conversação"(74), é um thriller pós-Watergate, onde um espião profissional é espionado. "O Poderoso Chefão"(72) fez de Coppola um dos diretores mais valorizados e sua continuação em 1974, considerada tão boa ou melhor que o original, ganhou 6 Oscars.
"Apocalypse Now"(79) um retrato da Guerra do Vietnã, levou três anos e meio para ser concluído. O fracasso do romance musical, "O Fundo do Coração"(82), obrigou Coppola a reduzir suas ambições e lançar dois filmes de adolescentes, "Vidas sem Rumo" e "O Selvagem da Motocicleta", ambos de 1983. Seguiu-se "Tucker, um Homem e Seu Sonho"(88) e a conclusão de sua trilogia com "O Poderoso Chefão 3"(90). "Cotton Club"(84), "Peggy Sue, Seu Passado a Espera"(86), "Drácula de Bran Stoker"(92) e "Tetro"(09) são outros destaques de sua filmografia.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks