Aconteceu Naquela Noite - Frank Capra + Clark Gable
Aconteceu Naquela Noite - Frank Capra
Postado em 23/2/2012
It Happened One Night - EUA - 1934
Direção - Frank Capra
Roteiro - Robert Riskin, Samuel Hopkins Adams.
Gênero - comédia - romance
Duração - 100 minutos
Elenco - Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly, Roscoe Karns.
Sinopse - Uma jovem mimada resolve fugir de casa após seu pai não concordar que ela se case com um playboy. É quando ela encontra um charmoso jornalista que acaba lhe passando algumas lições de vida.
Curiosidades - Vencedor de cinco Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Clark Gable), Melhor Atriz (Claudette Colbert) e Melhor Roteiro Adaptado.
- "Aconteceu Naquela Noite" foi o primeiro filme a conquistar as cinco categorias mais importantes do Oscar. Após ele, somente mais dois filmes repetiram a proeza:"Um Estranho no Ninho" e "O Silêncio dos Inocentes".
- O ator Clark Gable possuía na época das filmagens um contrato com a MGM, que resolveu cedê-lo à Columbia como forma de castigo pelos suas constantes e irritadiças recusas aos roteiros apresentados pela própria MGM.
- Em 1996 o Oscar ganho por Clark Gable por sua atuação em Aconteceu Naquela Noite foi posto à venda em um leilão. O diretor Steven Spielberg, de forma anônima, comprou o Oscar e o entregou à Academia de Ciências Cinematográficas, para evitar que a estatueta fosse usada em caráter comercial.
- O filme provocou escândalo na época, por mostra Clark Gable sem camisa.
Comentário - Uma comédia romântica que pode ser considerada um antepassado das comédias trash de hoje, com piadas infames, gozações, gírias e uma tensão sexual, onde vencer a barreira do lençol no meio da cama é o objetivo. O casal mostra uma divertida empatia e atenção para a maneira em que Gable come uma cenoura e fala ao mesmo tempo, gesto que inspirou esta característica no coelho Pernalonga.
Nota - 9
Clark Gable
Conhecido como o "Rei de Hollywood", garantiu seu lugar na história do cinema com seu desempenho como Rhett Butler em "...E o Vento Levou"(39). Já para os cinéfilos, seu último papel, como o cowboy que contracena com Marilyn Monroe em "Os Desajustados"(61), será sempre lembrado. Fabricou pneus e vendeu gravatas antes de tentar a sorte como ator, sendo recusado por Darryl F.Zanuck por "ter a aparência de um mico". Conseguiu deixar sua marca no cinema depois de ofuscar Leslie Howard e intimidar Norma Shearer em "A Free Soul"(31), ajudado por ardentes filmes românticos em parceria com Joan Crawford, sua amante fora das telas. Confundiu a crítica com sua atuação cômica premiada com o Oscar em "Aconteceu Naquela Noite"(34), e desagradou seu público feminino ao raspar o bigode para "O Grande Motim"(35).
Gable atuou como extra em 13 filmes entre 1924 e 1930. Atuou num total de 67 filmes, e fez ele mesmo em 17 "curta-metragens". Outros filmes importantes de sua carreira: "São Francisco, a Cidade do Pecado"(36), "Trágica Decisão"(48), "Assim São os Fortes"(51), "Mogambo"(53), "Nas Garras da Ambição"(55), "Meu Pecado Foi Nascer"(57) e "Começou em Nápoles"(60). Em 16 de novembro de 1960, ao concluir as filmagens de"Os Desajustados", Gable sofreu um infarto do miocárdio e morreu dez dias depois.
Comentários
Postar um comentário