A Vida é Bela - Roberto Benigni + Biografia

A Vida é Bela - Roberto Benigni 


Postado em 9/2/2012

                             

La Vita è Bella  -  Itália  -  1997

Direção - Roberto Benigni

Roteiro - Vincenzo Cerami e Roberto Benigni.

Gênero - comédia - guerra

Duração - 122 minutos

Elenco - Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giustino Durano, Sergio Bini Bustric, Marisa Paredes.

Sinopse - Na Itália dos anos 40, Guido levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Curiosidades   - Oscar de melhor filme estrangeiro.
                      - Prêmio Especial do Júri em Cannes.
                      - Como o filme fora lançado na Itália no final de 1997, ele não pôde participar do Globo de Ouro'99. Entretanto, como apenas estreou nos Estados Unidos em 1998, pôde participar normalmente do Oscar 99.

                                                                                                        "Buon Giorno Principessa !"


Comentário - "A Vida é Bela" pode ser dividido em duas partes, a primeira é um romance divertido onde Guido usa toda sua imaginação para conquistar sua amada Dora, com momentos impagáveis como a cena do chapéu ou a da chave arremessada pela janela. Na segunda parte, Begnini mostra com delicadeza e bom humor, sem ofender a ninguém, os horrores dos campos de concentração e sua versatilidade em iludir seu pequeno filho de que tudo aquilo não passa de um jogo. Tecnicamente muito bem feito, com o uso da fotografia em diferentes tons diferenciando as duas partes do filme, ótima trilha-sonora e uma direção de arte soberba. Um filme divertido, reflexivo e emocionante.

Nota - 9




                                                                                             





Roberto Benigni



Roberto Remigio Benigni  -  Castiglion Fiorentino, 27 de Outubro de 1952.

Benigni é provavelmente mais conhecido pela sua tragicomédia "A Vida é Bela". O pai de Benigni ficou dois anos num campo de concentração em Bergen-Belsen, e a "A Vida é Bela" é baseado em parte nas experiências de seu pai. Benigni é um dos dois únicos atores que dirigiram a si mesmo no filme em que ganhou um Oscar de atuação; o outro foi Laurence Olivier, com sua versão de "Hamlet".
Dirigiu também os filmes "O Monstro"(94), "O Pequeno Diabo"(88) com Walter Matthau  e "Johnny Stecchino"(91). Como ator, atuou com grandes diretores como Bernardo Bertolucci em "La Luna"(79), Federico Fellini em "A Voz da Lua"(90) e com Blake Edwards em "O Filho da Pantera Cor-de-Rosa"(93).
Ele também atuou em três filmes do diretor americano Jim Jarmusch. Em "Down by Law" (1986), ele interpreta Bob, um estrangeiro inocente acusado de assassinato, onde seu grande humor e otimismo o ajuda a escapar e encontrar seu amor (co-estrelado mais uma vez por Nicoletta Braschi, como sua amada). Em "Uma Noite Sobre a Terra" (1991), ele interpreta um taxista em Roma, causando em seu passageiro - um padre - um grande desconforto ao contar suas experiências sexuais. Ele também estrelou o primeiro curta das série de Jarmusch, "Sobre Café e Cigarros" (1986). Também foi um dos principais personagens em "Astérix e Obélix contra César" como Detritus, um coletor de impostos corrupto que tenta matar César e reivindica o trono do Império Romano.
Benigni dirigiu o filme sobre a Guerra do Iraque chamado " O Tigre e a Neve"(05) com filmagens em Roma, Tunísia e na região da Úmbria.   







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks