A Última Sessão de Cinema - Peter Bogdanovich + Biografia
A Última Sessão de Cinema - Peter Bogdanovich
Postado em 23/10/2011
The Last Picture Show - EUA - 1971
Direção - Peter Bogdanovich
Roteiro - Peter Bogdanovich (roteiro), Larry McMurtry (romance e roteiro).
Gênero - drama
Duração - 115 minutos
Elenco - Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Ben Johnson, Randy Quaid, Ellen Burstyn.
Sinopse - Entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra da Coréia dois jovens, Duane Jackson e Sonny Crawford, vivem em Anarene, uma pequena cidade no Texas. Eles se parecem fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente vivem em diferentes planos, sendo que enquanto Duane é agressivo, Sonny é bem mais sensível. Boa parte do tempo deles é passado no cinema e no salão de sinuca. Enquanto Duane tenta se firmar freqüentando festas de embalo, Sonny é iniciado no sexo por Ruth Popper, a frustrada esposa do seu treinador. Porém, independente do que aconteça, a cidade está morrendo silenciosamente e lentamente.
Curiosidades - Indicado ao Oscar de melhor filme.
- Estreia de Cybill Shepherd no cinema,
- A atriz Cybill Shephard foi contratada tendo a opção de se recusar a rodar cenas de nudez, se assim quisesse. Shepherd apenas concordou em realizar cenas de nudez para "A Última Sessão de Cinema" após consultar outras três atrizes do elenco, Ellen Burstyn, Cloris Leachman e Eileen Brennan. Todas concordaram que Shepherd deveria realizar as cenas.
- Toda a trilha sonora do filme, com exceção dos créditos de encerramento e da banda tocando ao vivo na festa de Natal, é tocada como música de fundo através de rádios, jukeboxes ou vitrolas portáteis.
- Seguido por "Texasville" (1990).
- O filme exibido na sessão que dá título ao longa é "Rio Vermelho"(48).
Comentário - Uma estória de transição para a maturidade passada numa pequena cidade do Texas, mostrando as mudanças nos costumes dos EUA pós-guerra e criticando o preconceito racial, o puritanismo e a hipocrisia. Filmado em preto-e-branco, dirigido com habilidade explorando cada nuance e com atuações marcantes, principalmente de Cybill Shepherd como uma bela adolescente manipuladora.
Nota - 10
Peter Bogdanovich
Kingston - 30 de julho de 1939.
Ex-crítico e fanático por cinema, Bogdanovich estreou em grande estilo com o suspense "Na Mira da Morte"(68), uma das derradeiras atuações de Boris Karloff. "A Última Sessão de Cinema"(71), e "Lua de Papel"(73) evocam em preto-e-branco o espírito de John Ford e William Wyler. "Essa Pequena é uma Parada"(72), homenageia as comédias-pastelão de Howard Hawks. A partir dai, sua carreira vacilou e "Daisy Miller"(74) foi mal recebido, assim como o musical "Amor, Eterno Amor"(75) e a comédia "No Mundo do Cinema"(76). Retornou à forma em 1985 com "Marcas do Destino", protagonizado por Cher como a mãe de um menino portador de uma doença facial deformante. Em 1992 realizou "Impróprio Para Menores". "Uma Amor em Cada Esquina"(2014) e o documentário "The Great Buster"(2018) sobre Buster Keaton, são seus trabalhos mais recentes.
Comentários
Postar um comentário