A Noite Americana - François Truffaut + Jacqueline Bisset

A Noite Americana - François Truffaut 


Postado em 6/1/2012 




La Nuit Américaine  -  França/Itália  -  1973

Direção - François Truffaut

Roteiro - Jean-Louis Richard, François Truffaut, Suzanne Schiffman.

Gênero - comédia - drama

Duração - 115 minutos

Elenco - François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud, Valentina Cortese.

Sinopse - É um filme sobre a realização de outro filme, "Je Vous Presente Pamela". Além de se observar os bastidores, ainda se vê o diretor François Truffaut atuando. Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente.

Curiosidades  - Oscar de filme estrangeiro.
                     -  O título refere-se à técnica de iluminação para simular a noite na filmagem durante o dia.

Comentário - Truffaut realizou aqui uma declaração de amor ao cinema, colocando o espectador como voyeur, revelando todos os pequenos detalhes de uma filmagem. Sempre mostrando de forma bem humorada os bastidores da filmagem e os dramas pessoais dos profissionais envolvidos. É um relatório auto-biográfico de Truffaut, mostrando as histórias que viveu ou ouviu falar. Com muitas referências da sétima arte, "A Noite Americana" é obrigatório para os amantes do cinema.

Nota - 9




                                                                                        





Jacqueline Bisset



  Winnifred Jacqueline Fraser-Bisset  -  Weybridge, Surrey, Inglaterra - 13 de setembro de 1944.

Aos quinze anos, com a separação dos pais, optou por cuidar da mãe, uma advogada francesa que, acometida de esclerose múltipla, já não podia trabalhar. Nessa época, fez os primeiros cursos de interpretação e, graças a seus magnéticos olhos azuis, conseguia trabalhos como modelo fotográfico.
Logo iniciou no cinema, primeiro em pequenos papéis como em "Armadilha do Destino"(66) de Polanski. Em 1967, trabalhou em "Casino Royale", ao lado de Peter Sellers, John Huston, Woody Allen e David Niven. Em 1968, atuou com Steve McQueen em "Bullit".
Seu grande trabalho, no entanto, só viria em 1973, em "A Noite Americana", de François Truffaut. Com esse filme, Jacky conquistaria o respeito do público e dos diretores europeus. Depois de "O Fundo do Mar" (1977), seria considerada uma das mais belas atrizes de todos os tempos pela revista Newsweek, cujos críticos ficaram encantados com a cena em que ela sai da água com uma camiseta colada ao corpo. 
Em 1979, o reconhecimento da crítica: foi indicada para o Globo de Ouro por "Quem Está Matando os Grandes Chefes da Europa?". Em 1984, a segunda nomeação, desta vez por "À Sombra do Vulcão". Outros filmes de destaque em sua carreira são: "Aeroporto"(70); "Assassinato no Expresso Oriente"(74); "Balada Para Satã"(71); "Ricas e Famosas"(81); "Orquidea Selvagem"(90); "Um Toque de Classe"(83); "Mulheres Diabólicas"(95) de Claude Chabrol, "Em Luta Pelo Amor"(98), "Domino - A Caçadora de Recompensas"(05) e "Bem-vindo à Nova York"(14).     






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks