A Malvada - Joseph L. Mankiewicz + Bette Davis
A Malvada - Joseph L. Mankiewicz
Postado em 7/2/2012
All About Eve - EUA - 1950
Direção - Joseph L. Mankiewicz
Roteiro - Joseph L. Mankiewicz (roteiro), Mary Orr (argumento).
Gênero - drama
Duração - 138 minutos
Elenco - Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders, Celeste Holm, Marilyn Monroe.
Sinopse - Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington. Utilizando o flashback, a vida de Eve revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
Curiosidades - Oscar de melhor filme.
- "A Malvada" é um dos filmes recordistas em número de indicações ao Oscar. Assim como "Titanic" e "La La Land", o filme recebeu 14 indicações.
- Em 1970, "A Malvada" foi adaptada para se tornar um musical estrelado na Broadway, sob o título "Applause". Na época, a personagem Margo Channing foi interpretada pela atriz Lauren Bacall.
- Originalmente, a personagem Margo Channing seria interpretada pela atriz Claudette Colbert, que foi obrigada a desistir do papel devido a um acidente com ela ocorrido. Outros nomes que estiveram cotados para o papel foram os de Marlene Dietrich e Gertrude Lawrence.
"Apertem os cintos; esta será uma noite turbulenta!"
Comentário - Um retrato perspicaz dos bastidores do teatro, mostra a falta de limites e pudor para se alcançar o estrelato. Com um roteiro inteligente cheio de diálogos refinados e um elenco de primeira grandeza, onde se destaca a soberba atuação de Bette Davis, fazem de "A Malvada" um clássico atemporal.
Nota - 9
Bette Davis
A carreira de Betty Davis teve início na Broadway em 1928. Dois anos depois, foi contratada pela Universal, estreando com o filme "Bad Sister"(31). Mudou para a Warner, iniciando uma longa e ilustre associação com o estúdio. Seus papéis mais famosos, incluindo Oscars por "Perigosa"(35) e "Jezebel"(38), foram em "Escravos do Desejo"(34), "Mulher Marcada"(37), "Eu Soube Te Amar" e "Vitória Amarga" (ambos de 39), "A Carta"(40) e "Meu Reino Por Um Amor"(39).
Temperamental, suas discussões com Jack Warner sobre salários e a qualidade dos roteiros são famosas, resultando em uma longa batalha judicial. Saiu do estúdio em 1949 e criou a personagem Margo Channing de "A Malvada"(50).
Na década de 60, sua carreira foi voltada para filmes de baixo orçamento, dos quais o mais famoso foi "O Que Aconteceu a Baby Jane?"(62). Foi presidente da Academia em 1941. No total foi indicada para dez Oscars de melhor atriz e, em 1977, recebeu da American Film Institute o prestigioso prêmio por sua carreira. Faleceu aos 81 anos de idade, após uma série de derrames cerebrais.
Comentários
Postar um comentário