A Fantástica Fábrica de Chocolate - Mel Stuart + Gene Wilder
A Fantástica Fábrica de Chocolate - Mel Stuart
Postado em 31/1/2012
Willy Wonka & the Chocolate Factory - EUA - 1971
Direção - Mel Stuart
Roteiro - Roald Dahl (livro e roteiro), David Seltzer (roteiro).
Gênero - infantil - musical
Duração - 98 minutos
Elenco - Gene Wilder, Jack Albertson, Peter Ostrum, Roy Kinnear.
Sinopse - Charlie Bucket é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka, o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.
Curiosidades - Este é o primeiro e último filme em que Peter Ostrum, intérprete de Charlie Bucket, atuou. Quando cresceu ele tornou-se veterinário.
- Quando foi lançado originalmente nos cinemas americanos, a responsável pela sua distribuição foi a Paramount Pictures. Porém, todas as exibições posteriores de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", seja ela na TV, em vídeo ou nos próprios cinemas, foram realizadas pela Warner Bros.
- Refilmado como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005), dirigido por Tim Burton.
Comentário - Uma fábula infantil com toques de humor-negro e com uma mensagem que valoriza a honestidade, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" com certeza marcou a infância de quem assistiu, com cenas inesquecíveis como o rio de chocolate, canções atraentes, cenários chamativos, cheio de figuras estranhas como os oompa loompas, e a carismática presença de Gene Wilder. Um filme que diverte crianças e traz saudosas recordações aos adultos.
Nota - 8,5
Gene Wilder
Frequentou a Universidade de Iowa antes de estudar na Bristol Old Vic e dar aulas de esgrima. Estreou no cinema como o sequestrado de "Bonnie & Clyde"(67), mas atraiu a atenção com uma indicação para o Oscar pelo tímido contador em "Primavera Para Hitler"(68) de Mel Brooks. Entre os papéis posteriores estão o duelista alcoólatra em "Banzé no Oeste"(73), Willy Wonka em "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e o herdeiro do cientista louco em "O Jovem Frankenstein"(74). Estreou como diretor com "O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes"(75). Fez uma das mais talentosas duplas cômicas do cinema com Richard Pryor em quatro filmes: "O Expresso de Chicago"(76), "Loucos de Dar Nó"(80), "Cegos,Surdos e Loucos"(89) e "Um Sem Juízo, Outro Sem Razão"(91).
Atuou com Harrison Ford em "O Rabino e o Pistoleiro"(79), dirigiu e atuou na comédia "A Dama de Vermelho"(84) e "Lua de Mel Assombrada"(86), último trabalho de sua mulher Gilda Radner. Gilda morreu de câncer, Gene surtou e parou com o cinema.
Morreu no dia 29 de agosto de 2016, aos 83 anos, vítima de complicações do Mal de Alzheimer. É considerado um dos maiores comediantes de todos os tempos.
Comentários
Postar um comentário